acelerocepção

383 palavras 2 páginas
Aula Prática - Acelerocepção

Objetivos

Esta aula examinará alguns dos mecanismos que medeiam a sensibilidade vestibular. A relação existente entre a informação veiculada pela via sensorial e a percepção consciente será demonstrada. As respostas motoras à estimulação vestibular serão evidenciadas.

Experimento 1 - Mecanismos de detecção e resposta ocular às acelerações lineares

Escolha um parceiro. Fixe um vaso da esclerótica de um dos olhos dele. Peça então a ele que incline lentamente a cabeça, o mais que puder, para o lado direito. Repita este procedimento para o lado esquerdo. Em cada caso repare se o olho observado gira junto com a cabeça ou permanece estacionário no espaço.

Questões: a) Descreva o resultado encontrado. b) Explique detalhadamente os mecanismos responsáveis por tal resultado.

Experimento 2 - Mecanismos de detecção e identificação consciente das acelerações angulares O voluntário deverá sentar-se na cadeira giratória, se possível com as pernas cruzadas sobre o assento. Sua cabeça deverá se manter ligeiramente inclinada para frente e seus olhos deverão estar fechados. Diga a ele que a cadeira será girada e que ele deverá indicar continuamente o sentido da rotação da cadeira ou a interrupção do movimento (por exemplo, direita, direita, parado, etc.). Gire suavemente a cadeira para um dos lados, segurando-a pelo seu encosto, por aproximadamente uns 30 s. Deixe de girar a cadeira. Acompanhe o tempo todo os relatos do voluntário. Questões: a) Que mecanismos levaram o voluntário a sentir o movimento giratório da cadeira, e a direção e o sentido deste movimento? b) As sensações relatadas pelo voluntário corresponderam sempre a movimentação real da cadeira? Explique os mecanismos responsáveis por tais resultados.

Experimento 3 - Mecanismos de detecção e resposta ocular às

Relacionados