Accountability E Tica De Convic O

648 palavras 3 páginas
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Centro de Ciências da Administração – ESAG
Programa de Pós-Graduação em Administração
Mestrado Profissional em Administração
Desenvolvimento Humano e Ética de Responsabilidade

Professor: Francisco Heidemann, Phd.
Mestrandos: Fabíola Maciel Sarubbi Márcia Buaes Pizzato Marcos Faria Klann

ACCOUNTABILITY E ÉTICA DE CONVICÇÃO E RESPONSABILIDADE

1) A accountability possui diversas abordagens, como política realista, formal ou legal e de “orientação”. Explique a essência de cada uma delas.

A política realista (realpolitik) é a visão da administração e da accountability por caracterizar o poder como a única variável importante. Os grupos com mais status, renda e escolaridade têm mais poder e, portanto, tomam o sistema relativamente mais prestativo a eles. Está implícito na posição da política realista que os valores de per si significam quase nada. O único fator do qual se pode esperar que produza alguma mudança significativa em accountability é a ocorrência de mudança no poder relativo dos vários grupos.
A abordagem formal ou legal foi instituída para criar freios e contrapesos. Dois mecanismos foram utilizados: conselhos da área da saúde e deficiência mental e a auditoria compreensiva de saúde.
Por fim, a abordagem de “orientação” visualiza a accountability tendo ao mesmo tempo uma base de poder e uma base moral, no sentido de que os valores “internalizados” pelos dirigentes influenciam, por força de ambos os fatores. A liderança com traços moralísticos e abstratos de caráter são habilidades específicas. É na área da formação de coalizões que se abrem ao administrador oportunidades para a liderança criativa. Em última análise, o sucesso depende de se construir uma coalizão em prol de uma accountability maior, que seja bem ampla ou que englobe tudo. Outra forma ainda mais produtiva é a formulação de novas alternativas.

2) Comente sobre a ética de responsabilidade e a

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas