Acao do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AÇÃO DO TEMPO:
uma metáfora do relógio na transformação do nosso cotidiano
 
Osvaldo Manoel Corrêa
Resumo
O tempo é elemento fundamental em nossas vidas: nossos trabalhos, estudos, lazeres e desejos são vivenciados pela perspectiva do relógio. No entanto, atribuímos ao tempo uma determinada naturalidade, um certo caráter de regularidade inatingível e, muito raramente, refletimos criticamentesobre ele.
É nesse contexto que devemos atentar para o fato de que a exploração dos problemas relativos ao tempo pode nos trazer revelações interessantes sobre nós mesmos e sobre os seres humanos em geral.  E, ao tratarmos da subjetivação das normas sociais através do processo civilizador, é necessário percebermos a metáfora do relógio e sua função social de mensuração do tempo que, de fato,passou a orientar as nossas relações com o mundo, com os outros e com o transcendentes. Sendo assim, é na perspectiva de um tempo social que queremos pensar os impactos na globalização do tempo e suas possíveis repercussões no nosso cotidiano pós-moderno.
 
Palavras chaves
​Relógio, trabalho, tempo pós-moderno, produção e consumo.
 
Introdução
 
​O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexãosobre a ação do tempo – uma metáfora do relógio na transformação do nosso cotidiano, tendo como base o curso Ciência, tecnologia e sociedade: um enfoque filosófico, ministrado pelo Prof. Dr. Javier Bustamente Donas e a obra Técnica y Civilización, de Lewis Mumford (mais especificamente o primeiro capítulo “Preparación cultural” e, dentro deste, o tópico  “El monastério y el reloj”), no qualinvestigarei como o espírito da Modernidade está representado pela criação dessa máquina que hoje é capaz de dominar a vida de todos nós num mundo globalizado. Interessei-me pelo assunto através do vídeo A questão dos paradigmas, de Joel A. Barker, em que o relógio é apresentado como um paradigma da sociedade moderna. Meu propósito aqui é pensar a metáfora do relógio na sociedade contemporânea eapresentar a relevância de um estudo sobre a questão do tempo e suas implicações nas relações humanas.
 
Invenção do relógio: dos monastérios para as fábricas
 
Quando rememoramos a história humana deparamo-nos, a priori, com o homem primitivo, que se baseava nas observações dos astros celestes para estimar o andamento do tempo: o dia era avaliado pela posição do sol e a noite observava-se a posiçãoda lua e das estrelas. Depois criaram-se instrumentos de medida das horas, que foram denominados pelos gregos de horológion, donde veio a palavra relógio.
Na evolução histórica do homem o primeiro instrumento criado para a medição do tempo foi provavelmente o relógio de sol, inventado no Egito antigo. Uma vez que este só media a hora diurna, os astrônomos egípcios criaram um instrumento paramedir as horas da noite. Daí o relógio d’água, que posteriormente foi nomeado pelos gregos de clepsidra.
A invenção do relógio d’água chegou até os romanos criando uma certa dificuldade de uso nas noites geladas de inverno, pois a água das clepsidras congelava com muita freqüência, o que levou o homem europeu do século XIV à invenção da ampulheta, que é uma clepsidra modificada para funcionar com pó,em vez de água. No dizer de Mumford,  todas essas dificuldades climáticas para o funcionamento do relógio de sol ou d’água seriam superadas pela criação do relógio mecânico:  “as nuvens que podiam paralisar o relógio de sol, o gelo que podia deter o relógio de água em uma noite de inverno, já não eram obstáculos para medir o tempo: verão ou inverno, de dia ou de noite, podia ser percebido o soarrítmico do relógio”.
Ainda continua  Mumford:
“Por volta do século XIII existem registros claros de relógios mecânicos, e por volta de 1370, Heinrich Von Vick tinha construído em Paris um relógio – moderno – bem projetado. Enquanto isso tinham aparecido os relógios das torres, e estes relógios novos, ainda que até o século XIV,  não tivessem uma esfera e um ponteiro que transformassem um...
tracking img