Acao concentrica e excentrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acao concentrica e ecentrica

A atividade locomotora é a combinação de diferentes formas de ações musculares, que também podem ser encontradas de forma isolada.
Na forma isolada temos três tipos de ações musculares diferentes: isométricas, concêntricas e excêntricas. Na forma combinada temos, por exemplo, um ciclo alongamento-contração, onde uma ação excêntrica precede imediatamente uma açãoconcêntrica, fato facilmente notado quando analisamos passos de uma caminhada ou a manipulação de algum objeto que nos cerca.
Entretanto existem várias diferenças entre ações musculares concêntricas e excêntricas, que repercutem de maneira diferenciada no organismo humano, fato que deve servir de fonte embasadora para a manipulação de variáveis durante a prescrição de atividades físicas para apopulação em geral, ou para a planificação do treinamento de atletas.
Ações musculares concêntricas ocorrem quando há o encurtamento de um músculo envolvido em determinado movimento (quando erguemos um peso). Ações musculares excêntricas ocorrem quando os músculos envolvidos no movimento alongam-se de forma controlada (quando abaixamos um peso). Ocorre uma ação muscular isométrica quando um músculoé ativado e desenvolve força sem causar movimento em uma articulação (1,2). Este modo de ação é à base da manutenção postural (3).
Apesar de definirmos aqui ações musculares isométricas, neste texto iremos tratar apenas a respeito das diferenças apresentadas entre ações musculares concêntricas e excêntricas.

Tipos de alvancas
Alavanca é um objeto que é usado para multiplicar a força mecânicaque pode ser aplicada a um outro objeto.
Tipos:
Interpotente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra tem o objeto q a gente quer aplicar a força. A força aplicada fica no meio. Exemplo: pinça de cabelos.

Interfixa - Quando uma das pontas da alavanca tem o objeto q a gente quer aplicar a força e na outra aplicamos a força. O ponto fixo fica no meio. Exemplo: tesoura.Interresistente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra aplicamos a força. O objeto q queremos aplicar a força fica no meio. Exemplo: quebra-nozes.

Musculo agonista e protagonista

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibrasmusculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica. O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os músculos representam 40-50% do peso corporal total. Topo da Página |
Funções dos Músculos: a) Produção dosmovimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída doconteúdo de um órgão oco. d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contraiele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. Topo da Página |
Grupos Musculares:
Em número de nove. São eles:               a) Cabeça               b) Pescoço               c) Tórax               d) Abdome               e) Região posterior do tronco               f) Membros superiores               g) Membros inferiores...
tracking img