Acampamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Imunologia e Microbiologia

Hepatites Virais

Taguatinga – DF
2013

MARCUS PEREIRA DOS SANTOS

HEPATITES VIRAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Imunologia e Microbiologia do Curso Técnico em Enfermagem da Faculdade LS.

TAGUATINGA – DF
2013

Resumo
A hepatite é uma doença inflamatória de grande incidência, sendoconsiderada um grave problema de saúde pública tanto no Brasil como também no mundo. Segundo algumas estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite e milhões são portadores crônicos. Embora seja uma doença preocupante, existem maneiras de controlá-la ou mesmo de curá-la. Mas para isso, é necessário que os profissionais de saúde obtenham conhecimento para que possam distinguiros vários tipos de hepatites. Diante da problemática da Hepatite, dos seus riscos e consequências, neste trabalho temos como finalidade proporcionar entendimento sobre o que é hepatite, Identificar as diferenças entre os diversos tipos existentes, e como ela pode afetar a população.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO________________________________________________05
2.OBJETIVOS_________________________________________________06
2.1 GERAL_________________________________________________ ___06
2.2 ESPECÍFICOS______________________________________________06
3. METODOLOGIA______________________________________________07
4. REFERENCIAL TEÓRICO______________________________________08
4.1 HEPATITES VIRAIS__________________________________________08
4.1.1 HEPATITE A__________________________________________08 a 12
4.1.2 HEPATITE B___________________________________________12a 17
4.1.3 HEPATITE C __________________________________________17 a 20
4.1.4 HEPATITE D __________________________________________20 a 23
4.1.5 HEPATITE E __________________________________________23 a 25
CONSIDERAÇÔES FINAIS_______________________________________26
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS_____________________________27 e 28

1. INTRODUÇÃO

A hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, pode-se curar apenas com repouso, requer tratamentos prolongados, ou mesmo um transplante de fígado quando se desenvolvem complicações graves da cirrose como a falênciahepática, ou o cancro no fígado, que podem levar à morte; as hepatites podem ser provocadas por vírus, entre os quais estão os cinco tipos diferentes de vírus da hepatite: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D, Hepatite E (FERREIRA; SILVEIRA, 2004).
Os vírus da hepatite podem ser transmitidos através da água e de alimentos contaminados com matérias fecais (A e E), pelo contactocom sangue contaminado (B, C, D) e por via sexual (B, C e D). Os vírus têm períodos de incubação diferentes e, em muitos casos, os doentes não apresentam sintomas. As hepatites A e E não se tornam crônicas, enquanto a passagem à situação da cronicidade é bastante elevada na hepatite C e comum nas hepatites B e D, embora esta última doença não apresente muita gravidade (FERREIRA; SILVEIRA, 2004).2. OBJETVOS

3.1 GERAL
a) Proporcionar entendimento sobre o que é hepatite e como ela pode afetar a população;
3.2 ESPECÍFICOS
a) Identificar as diferenças entre os diversos tipos de hepatites virais.

b) Contribuir para um maior preparo dos profissionais de saúde, dentreoutros que prestam algum tipo de assistência à população em geral.

3. METODOLOGIA

A metodologia aqui utilizada se dará através de pesquisas feitas em obras da literatura pertinente ao assunto, bem como através do acesso e consulta eletrônica de periódicos e sites correlacionados ao tema em questão....
tracking img