Academicus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A carreira jurídica: do malogro ao sucesso

Anualmente, universidades e faculdades habilitam milhares de jovens, do âmbito jurídico, ao mercado de trabalho. No entanto, no que diz respeito àquelesque logram sucesso, essa conta se restringe bruscamente.

Ao ingressar no curso de Direito, o aluno se depara com uma série de incertezas e possibilidades; enquanto uns já entram com um objetivo emmente (a carreira de advogado ou concurso público), outros caminham indecisos e sem um foco diante do leque de oportunidades que o bacharelado em Direito tem a oferecer. Contudo, tanto aqueles quantoestes poderão está vulneráveis ou fadados ao fracasso profissional caso conquistem essa posição. Isso por vários motivos; desde a deficiência na formação, ou mau desempenho acadêmico, ou até mesmo ocomodismo profissional. Quanto a este último, aspecto, inerente principalmente aos que fazem valer todo o esforço e dedicação durante os enfadonhos cinco (5) anos, com aprovações no exame da ordem ouingressando na carreira pública, faz-se perceber certa estagnação e limitação que dificultam o “inovar” em sua área de atuação. Essa comodidade, vista não no setor público, como também no privado, é umdos principais motivos da bancarrota profissional.

Em uma coluna da revista “Gestão & Negócios” pág.29, intitulado “Autonomia e Independência profissional”, o então Doutor em Ciências Sociais,Luiz Guilherme Brom pondera que a carreira profissional é instável e, por assim dizer, sujeita a “turbulências”. Segundo Brom, para se abster dos riscos que assolam a carreira de um profissional, se faznecessário, antes de tudo ter a “consciência de que essas ameaças existem”. Destarte, um advogado que não zela pelo seu trabalho, não procura se auto-afirmar no mercado frente à concorrência, nãoprocura se atualizar especializando-se e, ainda, não se preocupa com novos estudos e compreensão das manifestações e transformações cotidianas, aconchegando-se em uma poltrona de escritório, este anda...
tracking img