Academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia dos Cogumelos
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
1. Os cogumelos pertencem ao filo Basidiomycota. Os membros desse grupo têm papel predominanteda decomposição de substratos vegetais, frequentemente constituindo dois terços da biomassa viva (não incluindo animais) do solo.

Os Basidiomycotas distinguem-se dos demais grupos pela produção debasidiósporos (esporos), que nascem fora de uma estrutura denominada basídio (célula pronta para fezer meiose).

O micélio dos Basidiimycota é sempre septado (dividido em células) e os septos sãoperfurados (o que facilita a difusão de substâncias pelo micélio). De ambos os lados do poro há capas membranosas chamadas parentossomos porque, em perfil, lembram um parênteses. (figura 2)

Na maioriados Basidiomycota o micélio passa por duas fases distintas - monocariótica e dicariótica - durante o ciclo de vida do fungo. Quando o basidiósporo germina, dá origem a um micélio que pode serinicialmente multinucleado (sem septos). Os septos logo são formados e o micélio é dividio em células monocarióticas (uninucleadas). Esse micélio também é referido como micélio primário. Comumente, o micéliodicariótico é formado pela fusão das hifas monocarióticas (micélios primários) originadas de linhagens difrentes (nesse caso é heterocariótico - núcleos diferentes), resultando na formação do micéliodicariótico, ou micélio secundário, pelo fato da cariogamia (fusão dos núcleos) não ocorra imediatamente à plasmogamia (fusão das hifas).

O micélio que forma os basidiomas - estrutura produtora deesporos nos cogumelos - também é dicariótico (binucleado). Ele é chamado de micélio terciário. A a formação dos basidiomas pode requerer luz e baixa quantidade de dióxido de carbono (CO2), situação naqual o micélio pode emergir do substrato. Na formação dos basidiomas o micélio terciário torna-se difereneciado em hifas especializadas que tem funções diferentes.

Os Basidiomycota podem ser divididos...
tracking img