Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO CONVERSAS SOBRE POLITICA
RUBEM ALVES

RICARDO ALEXANDRE EUSTÁQUIO DE OLIVEIRA
CAMPO GRANDE - MS
2013

´´ Concerto para corpo e alma `` ( Papirus, 1998, 160 páginas ), dopedagogo, poeta e filosofo Rubem Alves.
A obra pode ser dividida em três partes onde a primeira traça um perfil do interior, da alma, a segunda como o ´´eu´´ é capas de processar e exteriorizar ossentimento para com o próximo, e terceira, o impacto e mudanças que pode-se concretizar com as experiências vividas.
´´A partir do momento em que me sinto olhado pela objetiva da câmera fotográfica,tudo muda: ponho-me a ´´posar´´, fabrico-me instantaneamente em outro corpo, metamorfoseando-me antecipadamente a imagem´´. ALVES, página 31.
No livro o autor começa narrando em primeira pessoa enos faz interiorizar suas idéias nos ao ponto de passar a sensação que somos nós, ´´o leitor que´´, que estamos escrevendo ou mesmo meditando suas palavras, chega ao ponto de incomodar, ver-serefletido em palavras, que nem em nossos mais escuros pensamentos somos capazes de admitir, muito menos de exteriorizar tais coisas.
O autor é muito hábil ao fazer que com suas próprias experiências (ou aomenos é está idéia que nos passa) se entrelacem de alguma forma com as nossas já vividas, e em cada estória nos passa um valor diferente e nos faz pensar em como ser melhor.
Também nos leva arefletir em como reagimos com a diferença, pois embora digamos que aceitamos normalmente não é bem assim que acontece, e tendemos a olhar com outros ´´olhos´´ a imperfeição externa alheia, sobre tudo pormedo de o que pensarão os demais por ver-nos em esta situação, como aconteceu com a madrasta da cinderela. E por ser iguais não nos dá superioridade alguma em referencia aos demais.
E acaba dor noslevar por caminhos nunca trilhados, que apesar das pedras do caminho, se olharmos ao lado a relva é verde, as arvores são frutíferas, o céu é azul, a brisa é fresca, estamos praticamente no paraíso,...
tracking img