Academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETO

MACAPÁ
2012

GLEICE TAILANA CORRÊA DE MORAES
JOZIVALDO COSTA DA SILVA
JUSSARA TAVARES DA SILVA AMANAJÁS
KEITIANY SILVA BRITO
ROSINETE ALMEIDA DOS SANTOS
SOLÂNIA DO ROSÁRIO ALCÂNTARA

RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA, DE LIMA BARRETOResenha apresentada como avaliação final da disciplina Literatura Brasileira III, na Universidade do Estado do Amapá, ministrada pelo professor Francesco Marino.

MACAPÁ
2012
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Martin Claret, 2005.
Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881. Em 1904, começou a escrever a primeira versão de Clara dos Anjos. No ano seguinte,inicia o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, publicado em Lisboa em 1909. Publica, também, uma série de reportagens no jornal Correio da Manhã. Inicia o romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, publicado em 1919. Colabora na revista Fon-Fon e, com amigos, lança em fins de 1907 a revista Floreal.
Em 1911, em apenas três meses, escreve o romance Triste fim de Policarpo Quaresma,publicado em folhetins no Jornal do Comércio, onde escreve, e também na Gazeta da Tarde. O escritor foi rejeitado pela maioria dos escritores de seu tempo, não propriamente por sua origem humilde, mas não ter deixado de enfatizar essa condição em suas obras.
O livro Triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto possui três partes: a primeira retrata a tranquila vida de Policarpo Quaresma, asegunda mostra o tempo vivido por ele na fazenda Sossego após sua saída do hospício e a terceira demonstra quando o personagem vai à guerra e seu fim.
Policarpo Quaresma era subsecretário no Arsenal de Guerra, extremamente nacionalista, valorizava o violão, a modinha e o folclore, ansiava pelo estabelecimento do tupi como língua oficial. O major incomodava-se quando alguém afirmava que o Nilo ganhavado Amazonas em tamanho; só tinha em mesa comidas típicas de sua terra; no jardim só crescia plantas regionais; queria ver o Brasil maior em prestígio que a Inglaterra, já que para ele o país possuía todas as frutas, animais e clima favorável.
Por agir por meio de um nacionalismo exacerbado, Policarpo é ferrenhamente criticado por seus colegas de trabalho. Mas, isso não faz com que o personagemdesista dos seus ideais de mudança para o Brasil. O nacionalismo apresentado por Quaresma é exagerado, utópico, pois para ele somente o que possuísse origem nacional era bom, ideia não aceita pelo restante da população, que na época era uma das grandes consumidoras de produtos internacionais.
Major Quaresma por distração traduziu um ofício para a língua indígena, essa falha não foi percebida porseu superior, que assinou o documento e este acabou sendo enviado ao ministério, causando o maior transtorno tanto para o superior do major quanto para ele mesmo. Sendo assim suspenso e, por conseguinte é dado como louco e internado em um hospício, ficando lá por seis meses.
Como uma forma de buscar uma vida mais pacata Policarpo vai morar em uma fazenda, onde se dedica a agricultura. Sendo que seuintento tendeu ao fracasso devido ao ataque de pragas e questões políticas. A partir desse episódio, o personagem passa a perceber que o real motivo que impede o desenvolvimento agrícola dos pequenos produtores é fruto de uma política consciente dos detentores do poder, os quais não têm nenhum interesse em realizar as reformas necessárias para modificar tal situação.
Nessa parte da obra percebe-secomo as questões politicas interferem na vida rural, pois quando alguns políticos se sentem ameaçados, por acharem que o seu poder pode ser tomado por outros, criam empecilhos que prejudicam o desenvolvimento econômico do agricultor.
Na terceira parte do livro Policarpo apresenta-se como um apoiador do presidente Marechal Floriano Peixoto, que estava lutando contra um golpe de estado.
Devido...
tracking img