Acadêmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A espiritualidade no panorama da existência humana: uma visão que a pedagogia não pode deixa de ter.

O trabalhar valores espirituais no contexto escolar das instituições seria, do ponto de vistapedagógico, mais eficaz do que o não-espiritual. A consciência espiritual remete o homem a um conceito de pureza perante a vida e isto lhe gera temor. Um temor que vai lhe induzir a fazer o bem e arejeitar o mal. Com isto não só a escola, mas a sociedade inteira seria beneficiada (......................,.........).
Essa afirmativa de ................ remete a uma revisão dos reais valores punhadona pedagogia no Brasil. Jan Amos Comenius nascido em 1592 depois de quase 1500 anos do Cristianismo já mostrava a espiritualidade como uma base no ensino pedagógico, como proposto em um dos seusescritos: O Projeto de Comenius.
Jean Piaget anuncia numa coletânea de Comenius, por ele prefaciada e selecionada, em edição da Unesco: “O mais surprendente, e em muitos sentidos, o mais moderno aspectode sua doutrina, conservado até agora, são suas idéias sobre educação para cada um e para todos os povos e (o que é ainda mais espantoso) sobre a organização internacional da educação pública.”(COMENIUS, 1957).
No entanto, o projeto de Comenius não é trabalhado na sua totalidade. Seus princípios foram emposto na educação universal, para a paz, ecumênica e integral apenas no século XX comonecessidade e direito dos povos e ainda está longe de ser plenamente atingido (UNESCO, 1957).
A educação universal, integral e permanente, proposto inicialmente é base ou poderia ser, para o sustentáculoda pedagogia Brasileira. O eco das ideias de Comenius poderia ser descritas nesse trecho: “nosso primeiro desejo é que todos os homens sejam educados plenamente em sua plena humanidade, não apenas umindivíduo, não alguns poucos, nem mesmo muitos, mas todos os homens, reunidos e individualmente, jovens e velhos, ricos e pobres, de nascimento elevado e humilde — numa palavra, qualquer um cujo...
tracking img