Acústica

Páginas: 12 (2912 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 Sistemas físicos relevantes para a música que ouvimos 3
2.1 Sistema fonte 3
2.2 Sistema meio 3
3 FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS 4
3.1 Funções Periódicas 4
3.2 Funções Logarítmicas e Exponenciais 5
3.3 Ondas 6
3.3.1 Freqüência (f) 7
3.3.2 Período (T) 7
3.3.3 Comprimento de Onda 7
3.3.4 Ondas Estacionárias 10
3.3.5 Amplitude 11
3.4 Decibel11
3.5 Amortecimento 12
3.6 Série harmônica (Lei de Fourier) 12
4 FENÔMENOS ONDULATÓRIOS 14
4.1 Transmissão 14
4.2 Reflexão 14
4.3 Absorção 16
4.4 Refração 16
4.5 Difração 17
4.6 Reverberação 18
4.7 Interferência 18
5 CONCLUSÃO 20
6 BIBLIOGRAFIA 21

INTRODUÇÃO

Os primeiros relatos históricos do estudo do som, que se relacionam intrinsecamente com aMúsica, já surgiram a.C, tornando-se fonte de interesse para estudos até os dias de hoje.

A Acústica estuda a cadeia fonte-meio-receptor (instrumento-ar-ouvinte), das vibrações mecânicas audíveis, chamadas de som, que se propagam de um ponto a outro, na forma de ondas, às quais nosso ouvido é sensível. Esta interação entre o músico e seu instrumento ou voz com a sua platéia, fez com queo homem aprimorasse o seu conhecimento de percepção da música.

Através da interdisciplinaridade, pode-se entender melhor como os padrões sonoros são realmente produzidos nos instrumentos musicais, de como eles se propagam pelo ambiente, como são detectados através de nossos ouvidos e interpretados pelo cérebro.

Este trabalho tem como objetivo geral confeccionar material didáticosobre os fundamentos da Acústica que pudessem ser utilizados no ensino, enfatizando:

• A importância dos fundamentos da física na identificação dos sistemas físicos envolvidos na geração-transmissão-recepção das vibrações mecânicas (som), que estão dentro de uma determinada faixa de freqüências, podem ser ouvidas pelo homem, e,

• Os atributos característicos dos sons musicais (altura,intensidade e qualidade).

Sistemas físicos relevantes para a música que ouvimos

Quando ouvimos música podemos identificar três sistemas: a fonte que emite o som, o meio que transmite este som e o receptor que detecta, registra ou é afetado de alguma forma. A energia transportada nas ondas sonoras depende da elasticidade do meio. Esse transporte envolve oscilações de pressão,compressões e expansões de ar que se alternam rapidamente.

1 Sistema fonte

A fonte de emissão do som pode se dar através de um instrumento musical, aparelho vocal ou via eletroacústica.

2 Sistema meio

O meio propriamente dito que transmite o som é o ar, porém como parte do meio podemos incluir o ambiente (estrutura física e o público), porque nele existem fatores que afetamintensivamente a propagação do som, como a reflexão e absorção das ondas sonoras, cuja configuração determina a qualidade acústica da sala, através da percepção global do fenômeno que é chamado de reverberação.

3. FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS

O estudo da Acústica utiliza algumas funções matemáticas cuja correta compreensão é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento dos fenômenossonoros. São elas:

1 Funções Periódicas

Funções periódicas são aquelas funções cujas curvas do gráfico apresentam as mesmas características repetidas em intervalos consecutivos. As funções trigonométricas, como o Seno e Cosseno, apresentam comportamento periódico. São de grande importância no estudo da mecânica ondulatória, pois o gráfico de uma onda simples é do tipo senoidal.[pic]

O gráfico da função acima se repete num período de 2[pic] e o seu valor máximo, chamado de amplitude, é 1. A diferença entre os gráficos das funções Seno e Cosseno consiste em que esta é deslocada de [pic]/2 em relação àquela.

2 Funções Logarítmicas e Exponenciais

[pic]

Existem outros dois gráficos de funções pertinentes a este trabalho: o gráfico das funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACUSTICA
  • Acustica
  • acustica
  • Acustica
  • a acústica
  • Acústica
  • Acustica
  • acústica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!