Abusos sexuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice:

0. Introdução

1. O que são Abusos Sexuais?

2. Tipos de Abusos Sexuais

2.1 Pedofilia
2.1.1 Perfil de um pedófilo
2.2 Estupro
2.3 Assédio Sexual
2.4 Exploração Sexual Profissional

3. Quem são os autores do Abuso Sexual?

4. Características da Vítima

5. Perturbações do Comportamento

5.1 Subtipos
5.1.1 Tipo Inicio na Infância
5.1.2 Tipo Inicio na Adolescência5.1.3 Tipo Inicio não Especificado

5.2 Graus de Gravidade
5.2.1 Ligeiro
5.2.2 Moderado
5.2.3 Grave

6. Perfil do Violador Português

7. Conclusão

8. Bibliografia










0. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi solicitado pela professora de psicologia, Sílvia Cascais, com o intuito de desenvolver vários temas propostos em sala de aula.
O nosso tema é os Abusos Sexuais e estetrabalho tem como objectivo mostrar o que são abusos sexuais, sobre que formas se apresentam os mesmos, ou seja os diversos tipos de Abusos Sexuais, tentar explicar como é que se desenvolve a mentalidade de um violador ou se um sujeito que pratique abusos sexuais, sejam eles de qualquer tipo e ainda descrever um pouco das características psicológicas e físicas quer do violador quer da vítima.
Nestetrabalho iremos ter em atenção o violador, como um todo, sendo sobre este que deve ser focalizado o nosso trabalho, no entanto, em casos de violações, especialmente quando estas são sucessivas e prolongadas, não podemos deixar de reflectir sobre o estado da vítima, pois esta é um caso muito importante em todo o processo, já que é sobre ela que incide todos os actos e planos do violador no acto doabuso sexual. Porém nem todo o abuso sexual pode ser considerado como violação, ao menos no seu contexto físico, já que, existem outros tipos, tal como o assédio sexual, em que este pode ser feito tanto ao nível físico, em que os assediadores chegam mesmo a molestar a vítima ou e nível psicológico, onde são feitos vários tipos de assédio que poderão desencadear uma série de sentimentos e mesmo delesões internas ou externas na vítima.
Portanto, e como verá, o nosso trabalho baseia-se numa explicação, resumida, sendo já este um tema tão amplo e do qual poderíamos falar durante imenso tempo, sobre aquilo que é o Abuso Sexual em si, alguns do seus componentes, aquilo que está por trás do pensamento e da personalidade de quem pratica tal acto e também aquilo que está para lá da vítima,daquilo que pode sentir ou que não sente, já que nem todas as pessoas reagem da mesma maneira a um abuso sexual, nem o predador apresenta sempre o mesmo tipo de personalidade, por esta mesma razão podemos já afirmar que, nem todos os violadores ou praticantes de abusos sexuais são iguais, já que a determinação da sua personalidade tem diversos componentes, podendo o seu comportamento provir de váriase determinadas situações.











1. O QUE SÃO ABUSOS SEXUAIS

O que será o abuso sexual? Bem, primeiramente, não devemos pensar que o abuso sexual só acontece ao outro, pois pode acontecer a qualquer um de nós, ninguém está livre, de ao passar na rua, ser forçado a uma série de acções que possam levar ao abuso sexual, propriamente dito.
Passando agora à definição. Abuso sexual éa denominação vulgar e legal para designar uma série de práticas sexuais onde há o desvirtuamento de alguns pressupostos necessários para sua ocorrência, tais como a falta de consentimento (que pode ser explícito, no caso de adultos - ou tácito, ou implícito, no caso de menores), ou uso da violência (física ou moral). ( In http://pt.wikipedia.org/wiki/Abuso_sexual)
Ocorre quando existe um jogo,ou até mesmo o ato sexual, entre pessoas de sexo diferente, (ou do mesmo sexo), em que o agente abusador já tem experiência, e visa sua satisfação sexual.
(In http://www.sds.pe.gov.br/dpca/Portugues/Adolescentes%20-%20Finalmente%20o%20que%20e%20Abuso%20Sexual_por.htm)

Por outras palavras abusar é precisamente ultrapassar os limites e, portanto, transgredir. Abuso contém ainda a noção...
tracking img