Abuso sexual intrafamiliar: o pacto de silêncio e a (auto)culpabilização da vítima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Sociais
Escola de Serviço Social








Cirlene de Jesus Costa
Livia Vallory Figueiredo










ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR:

o pacto do silêncio e a (auto)culpabilização da vítima





















Belo Horizonte
Novembro de 2012

Cirlene de Jesus Costa
Livia ValloryFigueiredo













ABUSO SEXUAL INTRAFAMILIAR:

o pacto do silêncio e a (auto)culpabilização da vítima










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social / Instituto de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora:Consuelo Quiroga










Belo Horizonte
Novembro de 2012
Cirlene de Jesus Costa
Livia Vallory Figueiredo










ABUSO SEXUAL INTRA-FAMILIAR:

o pacto do silêncio e a (auto)culpabilização da vítima






Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Serviço Social / Instituto de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - CoraçãoEucarístico.





Consuelo Quiroga (Orientadora) – ESS PUC Minas



Yara Maria Frizzera Santos – Professora PUC Minas



Patrícia Oscar Pereira – Assistente Social PAEFI









Belo Horizonte, 21 de novembro de 2012
AGRADECIMENTOS


Primeiramente à Deus que, através da força do seu espírito, nos possibilitou alcançar mais uma vitória, a de concluireste trabalho.
Aos nossos familiares que foram fundamentais para a efetivação desta conquista.
À nossa professora Consuelo Quiroga que, com sua capacidade e empenho de orientadora, sempre esteve disposta a nos melhor atender.
Agradecemos às inúmeras pessoas que foram incentivadoras e que contribuíram neste processo com seus ensinamentos e que serão, a partir de agora, ainda mais essenciaisem nossa caminhada pessoal e profissional.



































































Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.
(MESTRE DE ROSE, 1944)








APRESENTAÇÃO

O presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui o resultado de um processo depesquisa desenvolvido no decorrer das disciplinas de Oficina de pesquisa em Serviço Social I e II da escola de Serviço Social da PUC Minas – Coração Eucarístico, sendo uma exigência da universidade para que seja obtido o certificado de bacharelado no curso de graduação.
A monografia tem como objetivo principal abordar o pacto de silêncio do abuso sexual intrafamiliar contra crianças eadolescentes, relacionado com os sentimentos de culpa da vítima pelo possível rompimento familiar com o abusador e a conivência da mãe com essa prática, considerando que o agressor simboliza um provedor econômico e emocional para toda a família.
A apresentação deste trabalho foi dividida em 4 capítulos. No primeiro, capítulo introdutório, “As relações de poder e de gênero contribuem para um possível pacto desilêncio no abuso sexual intrafamiliar?”, está localizado todo o nosso processo de pesquisa desenvolvido anteriormente. O segundo capítulo refere-se ao “O abuso sexual intrafamiliar: valores de uma sociedade patriarcalista”, abordando as relações de poder, a desigualdade de gênero e o empoderamento da posição do homem na família como um provedor econômico e emocional. “O pacto de silêncio: osentimento de culpa da vítima e a conivência da mãe com o abuso sexual” constitui o terceiro capítulo que busca mostrar os sentimentos de culpa da vítima pelo abuso e a conivência da mãe com essa prática, sendo seguido pelo quarto capítulo que apresenta as considerações finais.













RESUMO

Monografia vinculada ao entendimento do abuso sexual de crianças e adolescentes no...
tracking img