Abuso sexual infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABUSO SEXUAL INFANTIL

Bacharelado em Serviço Social - Metodologia do Trabalho Acadêmico
01/06/11

RESUMO

Até muito recentemente, o abuso sexual de crianças era tratado como um assunto proibido na sociedade. Entretanto, de alguns anos para cá este tabu vem sendo quebrado, principalmente por conta da ação dos movimentos feministas, visto ser a mulher a vítima mais comum. A criança, alémde todo o sofrimento durante o abuso sexual, pode sofrer danos a curto e longo prazo; e uma simples intervenção precoce e efetiva pode modificar todo o desenvolvimento da criança. O “poder masculino” na relação de gênero, ou seja, o fato do homem ainda possuir o papel de patrão, de dono e de ser superior á mulher, é fator determinante da violência contra crianças, baseada numa culturaadultocêntrica ( o adulto sabe tudo, pode tudo).

O abuso sexual se caracteriza como um ato de violência praticado quando alguém se utiliza de uma criança para sentir prazer sexual e é caracterizada como toda a ação que envolver a questão do prazer sexual quando a criança não for capaz ou não tiver idade para compreender, consequentemente provocando culpa, vai auto-estima, problemas com a sexualidade,dificuldade em construir relações duradouras e falta de confiança em si e nas pessoas.

Diante do exposto, após tomar conhecimento de uma situação de abuso sexual é importante amparar a vitima, dando apoio, amizade e transmitindo segurança, pois esta criança poderá estar com sua confiança abalada e geralmente não acredita que alguém possa ajudá-la e procurar ajuda para que possa ser denunciado ocaso, pois é denunciado que podemos combater o problema, a omissão, além de permitir a continuidade do abuso e da impunidade do abuso, também é crime, punido por lei.

Palavras-chaves: Abuso sexual infantil, família, comportamento social e escolar, sequelas.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre o abuso sexualinfantil.

Existem cinco dimensões concretas de como o fenômeno da exploração, abuso sexual e maus-tratos se apresentam e se articulam com as atividades econômicas no contexto em que aparecem e desenvolvem. A primeira dimensão é o abuso sexual que ocorre na família e tem favorecido a expulsão de crianças e adolescentes para as ruas e para a prostituição. A segunda dimensão refere-se á exploraçãode crianças e adolescentes em prostíbulos fechados, nesses locais, a exploração está ligada a situações de cárcere privado, venda, tráfico, leilões de virgens, mutilações, desaparecimentos e assassinatos.
A violência sofrida por crianças e adolescentes em situação de rua apresenta-se como a terceira dimensão. As crianças saem de casa, onde foram vitimas de violência física, sexual, situaçãode miserabilidade e negligência. A quarta dimensão diz respeito ao turismo sexual e a pornografia, principalmente nas regiões litorâneas de intensa atividade turística. São exploradas principalmente adolescentes do sexo feminino, pobres, negras ou mulatas.
Por fim, é descrito o turismo náutico, que acontece em regiões banhadas por rios navegáveis da região Norte, fronteiras e zonasportuárias. Caracterizado pela comercialização do corpo infanto-juvenil para atender aos turistas, á tripulação de navios cargueiros e á população ribeirinha.
A violência é um fenômeno social global, considerando como um problema de saúde publica que perpassa as diferentes classes sociais, culturas, relações de gêneros, raça e etnia. As relações interpessoais são situações em que podem ocorrerviolência, caracterizando a violência interpessoal.

Trata-se de uma situação muito mais frequente do que a sociedade imagina, ou do que parece. É considerado violência mesmo quando o abusador não usa força física, já que a criança é dependente e o adulto tem domínio sobre ela. O objetivo é abordar o abuso sexual infantil, tendo como problema entender o porquê as crianças se calam diante...
tracking img