Abuso financeiro contra idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

Charles Ferreira Costa Gomes, Cleide Viana Rocha, Fabiane Gonçalves Lacerda, Lorena Tavares Abrantes, Maria Nilde Amaral Pires, Oricélia Alves Pereira, Solange Ramos de Aguilar

ABUSO FINANCEIRO CONTRA IDOSOS

Almenara
2011

Charles Ferreira Costa Gomes, Cleide Viana Rocha, Fabiane Gonçalves Lacerda, Lorena Tavares Abrantes, MariaNilde Amaral Pires, Oricélia Alves Pereira, Solange Ramos de Aguilar

ABUSO FINANCEIRO CONTRA IDOSOS

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatistica e Indicadores Sociais - Metodologia da pequisa Científica - Processo de Trabalho e SSOC – Oficina de Formação – Tecnologia da Informação.

Professores: Heleanara ReginaSampaio, Edna Braun, Amanda Bozza e Rodrigo

Almenara
2011

Sumário
Introdução04
Problema04
Definição da Base teórica 04
Formulação de hipótese 05
Justificativa05
Objetivo Geral06
Objetivos Específicos06
Metodologia06
Amostragens de tabelas08
Apresentação da freqüência relativa08
A moda09
Gráficos09
Conclusão11
Referências12

ABUSO FINANCEIRO CONTRA IDOSOS NO MUNICIPIO DEALMENARA

1. Introdução

A violência contra a pessoa idosa ainda é um assunto pouco um comportamento abusivo deixando-o completamente à discutido, e isso faz com que ela cresça a cada dia e se manifeste nas mais variadas formas. No entanto, o abuso financeiro por parte de familiares e instituições financeiras é a face mais repugnante desta violência, porque coloca o idoso frente a frente demercê de ações inescrupulosas e privado de tratamento digno e necessário ao bem estar nesta fase de vida.
2. Problema

A exploração financeira contra idosos é ocorrida dentro do seio familiar?
Há participação direta das instituições financeiras?
O idoso tem consciência da exploração?

3. Base teórica conceitual:

O abuso na velhice é uma construção multidimensional que podeser usada em todo o tipo de conduta abusiva em relação a anciãos, ou referir-se a uma ação específica. Os tipos mais comuns são os o abuso físico, psicológico, financeiro e a negligência. (GUIMARÃES E CUNHA, 2004).
De acordo com FREITAS (et al, 2006), a questão da negligência contra os idosos não é um fenômeno novo. No entanto, apenas nas últimas duas décadas é que essa questão começou adespertar o interesse da comunidade científica.
O Estatuto do idoso, no Art. 10º diz que: “É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.”
4. Formulação de hipótese:
Mesmo tendo a proteção do Estatuto econtar com CMI(Conselho Municipal do Idoso), os idosos estão vulneráveis e o abuso financeiro contra os mesmos, na cidade de Almenara, é uma violência muito comum e esta passando despercebida pela sociedade.
Com a comprovação dos fatos apurados pela pesquisa, espera-se daí uma fluência de resultados satisfatórios para que as autoridades competentes encontrem a imediata solução para impedir osabusos apontados com relação á devida aplicação dos recursos dos idosos.

5. - Justificativa:
O presente trabalho justifica-se pela necessidade de apurar supostos casos de abusos financeiros contra pessoas idosas, visando prevenir e combater a violência praticada por familiares, agentes bancários e bancos.
De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 64%dos idosos sustentam a casa em que vivem ou contribuem de forma significativa para a manutenção da família.
O Estatuto do idoso, no Art. 10º diz que: “É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.”
Desta forma é que...
tracking img