Abtra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plantio
Escolha do local

Na escolha do local da futura lavoura, devem ser evitadas as seguintes situações:
1. terrenos voltados para faces sujeitas a ação dos ventos frios que são prejudiciais ao cafeeiro;
2. locais que tenha tido cafezais há menos de 5 anos, porque essa condição poderá favorecer o aparecimento de pragas e moléstias no novo cafezal principalmente os nematóides;
3. baixadasúmidas;
4. topografias muito íngremes, solos rasos, pedregosos ou muito erodidos.
Sistemas de Plantio

Para a maioria das regiões cafeeiras de São Paulo, o sistema de plantio de café que pode ser recomendado de modo geral é o de livre crescimento.
Neste sistema o espaço básico indicado é o de 4 x 2,5m para as variedades Mundo Novo e Bourbon Amarelo, podendo entretanto essa distancia sofrerpequenas alterações para mais ou menos em função de condições locais e dos tratos a serem dispensados ao cafezal e que poderio influir no seu desenvolvimento.

O número de mudas por cova deverá ser de 2 a 3, sempre dispostas no sentido das linhas e mantendo entre si uma distancia de 20 a 25 cm.
Para as regiões altas (acima de 650 metros) e menos sujeitas a períodos de secas prolongadas,especialmente aquelas situadas ao longo da divisa com o Estado de Minas Gerais, poderá ser recomendada o plantio no espaçamento de 3 x 2m, com 2 plantas por cova e condicionado ao decote das plantas a uma altura máxima de 1,5m do solo quando as mesmas apresentarem tendência para o fechamento nas ruas.

Este decote deverá ser renovado em ciclos de 3 a 5 anos e sempre após uma safra elevada, ou naprevisão de uma pequena produção no ano seguinte. Essa operação deverá ser efetuada nos meses de agosto ou setembro após o término da colheita.

Esse sistema proporciona uma maior produção por áreas especialmente nos primeiros anos. Favorece também a operação da colheita quando a mesma é feita por derriças a mão ou em cereja.

Por se tratar de sistema mais intensivo é indispensável uma assistênciamais efetiva do técnico.
Variedades

O café que mais se adapta de modo geral às condições de cultivo nas regiões cafeeiras de São Paulo é o Mundo Novo.

É um cafeeiro rústico, vigoroso, apresentando elevado potencial de produção. O seu porte é elevado, o que em certas condições poderá se constituir em inconveniente para a colheita. Os seus frutos são de tamanho médio ou graúdo.

A variedadeMundo Novo foi submetida a um intenso trabalho de melhoramento no Instituto Agronômico de Campinas, tendo-se selecionado linhagens das quais destacam-se as seguintes que se caracterizam por sua elevada capacidade produtiva:

CP 379-19; CP 376-4; CP 515; CP 464; CP 493-6
Do Mundo Novo foi selecionadas o Acaiá, com sementes de maior tamanho. Pode-se citar as seguintes linhagens do Acaiá: CP 474-4 eCP 474-7.
- Bourbon Vermelho: Apresenta pouco interesse para a formação de novas lavouras. O seu porte é menor que o do Mundo Novo. A sua capacidade produtiva é bastante inferior às linhagens daquela variedade (50% em média). As melhores linhagens selecionadas pelo Instituto Agronômico de Campinas são: LC e LC 662.
- Bourbon Amarelo: Distingue-se do Bourbon Vermelho por apresentar frutosamarelos, maior porte e vigor. É também mais produtivo que aquele, porém não alcança a produtividade do Mundo Novo, apresentando também frutos menores. A sua maturação é mais precoce que a do café Mundo Novo, essa característica pode ser vantajosa nas regiões mais frias, possibilitando o início da colheita mais cedo. As linhagens do café Bourbon Amarelo que apresentam interesse são as seguintes: LCJ-3;LCJ-1O; LCJ-22; LCJ-9 e LCJ-19.
- Híbrido Catuaí: Obtido pelo cruzamento entre o Mundo Novo e o Caturra. O seu porte é intermediário entre aquelas duas variedades.
É mais produtivo e mais rústico que o Caturra, parecendo adaptar-se bem às regiões altas (acima de 700 metros).

As seguintes linhagens do Catuaí estão sendo recomendadas:

- Catuaí Vermelho:H 2077 - 2-5-24; H 2077 - 2-5-44; H...
tracking img