abstracty factory

929 palavras 4 páginas
O Abstract Factory é um padrão de projeto de criação cuja principal característica é permitir a criação de famílias de objetos inter-relacionados através da utilização de uma classe abstrata. É também conhecido como Kit , ou toolkit, já que é muito utilizado em projetos que trabalham em mais de um interface, como um sistema que roda na Web e tem características específicas em dispositivos móveis, por exemplo.
Esse padrão parte da premissa de que um sistema deve ser modelado independentemente da forma que será representado. Ou seja, busca a modelagem do problema independentemente da plataforma que será desenvolvido.

Esse padrão é muito utilizado em transportabilidade entre diferentes bibliotecas de interface gráfica – como no caso do Gnome e do KDE, por exemplo.
Pesquisando por aí encontrei uma forma de explicação que até Homer Simpson entenderia:

'''Abstract Factory''' é um [[padrões de projeto de software|padrão de projeto de software]] (''também conhecido como design pattern'' em [[língua inglesa|inglês]]). Este padrão permite a criação de famílias de [[objeto]]s relacionados ou dependentes, através de uma única [[interface (ciência da computação)|interface]] e sem que a [[Classe (programação)|classe concreta]] seja especificada.

== Utilização ==
O padrão Abstract Factory pode ser utilizado na implementação de um ''[[toolkit]]'' que disponibilize controles que funcionem em diferentes [[Interface gráfica|interfaces gráficas]], tal como [[Motif]], [[GTK+]] ([[GNOME]]) ou [[Qt]] ([[KDE]]). Estas [[GUI]]s possuem diferentes padrões de controles visuais e, para facilitar a construção de [[aplicativo]]s que interajam facilmente com diferentes interfaces gráficas, é interessante que se defina [[interface (ciência da computação)|interfaces]] comuns para acesso aos controles, independentemente da GUI utilizada. Este problema pode ser resolvido através de uma [[Classe (programação)#Classes abstratas e concretas|classe abstrata]] que declara uma

Relacionados