Abstracionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABSTRACIONISMO


“Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por trás de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão emharmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal. Ele procura, pesquisa e consegue um equilíbrio perfeito da composição, despojado de todoexcesso da cor, da linha ou da forma.”





➢ Etimologia:

No latim escolástico, a palavra significa “isolar, isolar pelo pensamento”. A partir do século XIX passa a ser conhecido como“atitude mental desligada da realidade”.

Então para os princípios da popularização do abstracionismo, o seu significado era que o artista se desliga da realidade, passa a trabalhar a suaexpressão.

➢ Origem e marco inicial:

O abstracionismo surgiu como oposição a outro movimento: o cubismo. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944) e aparecimento se dá pelo o início doséculo XX. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944), com a obra “Batalha”, datada de 1910, na Alemanha.

➢ Definição e Objetivo:

“Qualquer traço de representação nas suas obras é inteiramenteinvonlutário – a sua intenção era carregar a forma e a cor de um sentido puramente espiritual (como dizia Kandinsky), eliminando toda a aparência com o mundo físico.”

Subentende-se que o objetivodo abstracionismo era o de se libertar de regras estabelecidas por escolas europeias onde as formas realistas são baseadas nas formas geométricas, o cone, a esfera, o cilindro. É como “se jogar nopapel” retratando suas emoções a uma técnica pessoal, individualista e ao mesmo tempo concisa; pois tem significado, tem emoção.

O abstracionismo se utiliza de artíficios como a linha, as cores, asformas, podendo ser geométricas e\ou livres.







➢ Classificações:

o Lírico, Informal ou ainda Expressivo: Como a própria denominação diz, é o tipo de representação mais...
tracking img