Abstracionismo

Páginas: 2 (456 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
ABSTRACIONISMO


“Segundo Mondrian, cada coisa, seja uma casa, seja uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência que está por trás de sua aparência. E as coisas, em sua essência, estão emharmonia no universo. O papel do artista, para ele, seria revelar essa essência oculta e essa harmonia universal. Ele procura, pesquisa e consegue um equilíbrio perfeito da composição, despojado de todoexcesso da cor, da linha ou da forma.”





➢ Etimologia:

No latim escolástico, a palavra significa “isolar, isolar pelo pensamento”. A partir do século XIX passa a ser conhecido como“atitude mental desligada da realidade”.

Então para os princípios da popularização do abstracionismo, o seu significado era que o artista se desliga da realidade, passa a trabalhar a suaexpressão.

➢ Origem e marco inicial:

O abstracionismo surgiu como oposição a outro movimento: o cubismo. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944) e aparecimento se dá pelo o início doséculo XX. Seu mentor é Wassily Kandinsky (1866-1944), com a obra “Batalha”, datada de 1910, na Alemanha.

➢ Definição e Objetivo:

“Qualquer traço de representação nas suas obras é inteiramenteinvonlutário – a sua intenção era carregar a forma e a cor de um sentido puramente espiritual (como dizia Kandinsky), eliminando toda a aparência com o mundo físico.”

Subentende-se que o objetivodo abstracionismo era o de se libertar de regras estabelecidas por escolas europeias onde as formas realistas são baseadas nas formas geométricas, o cone, a esfera, o cilindro. É como “se jogar nopapel” retratando suas emoções a uma técnica pessoal, individualista e ao mesmo tempo concisa; pois tem significado, tem emoção.

O abstracionismo se utiliza de artíficios como a linha, as cores, asformas, podendo ser geométricas e\ou livres.







➢ Classificações:

o Lírico, Informal ou ainda Expressivo: Como a própria denominação diz, é o tipo de representação mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • abstracionismo
  • Abstracionismo
  • Abstracionismo
  • ABSTRACIONISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!