Abstracionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte rupestre: passado e presente

Bloco de Conteúdo
Artes
Conteúdo
Conceitos e elementos
-------------------------------------------------
Conteúdo relacionado
ESTE PLANO DE AULA ESTÁ LIGADO À SEGUINTE REPORTAGEM DE VEJA:
* Destruidores da História - 05/08/2009
Conteúdo 
Arte rupestre, conceitos e elementos 

Habilidades 
Utilizar as linguagens como meio de comunicação eexpressão e reconhecer e valorizar o patrimônio histórico e artístico 

Tempo estimado 
Duas aulas 

O Brasil é um grande museu natural com um dos mais extensos conjuntos de arte rupestre do mundo. Marcas deixadas em rochas há cerca de 40.000 anos fazem parte deste patrimônio frágil. Segundo reportagem de VEJA, nossas pinturas milenares estão sendo depredadas por pichações, fogueiras e até porcartazes de propaganda eleitoral. 

Discuta com a turma os impactos negativos que esse tipo de vandalismo gera, partindo de uma atividade prática com pigmentos naturais e correlacionando arte rupestre com grafite. 

Atividades 
1ª aula – Inicie a conversa perguntando a respeito dos grafites que encontramos nos muros de muitas das nossas cidades. Por que as pessoas grafitam? O que elas deixamregistrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação. Os centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões. Faça uma leitura coletiva de VEJA e mostre que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcassão feitas em patrimônios históricos e artísticos. 

Explique que o termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes. Os alunos poderão se perguntar: “muros grafitados são arte rupestre?”. De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea. 

O texto de VEJA trata de uma arte realizada por civilizações muito anteriores anossa, que habitaram o planeta na pré-história, há milhares de anos. Nesse período, os homens não tinham preocupação em definir se o que faziam era arte ou não. Mas, de qualquer forma, as marcas deixadas por eles são o registro de uma tentativa de se expressar graficamente e deixar registrada sua maneira de pensar e de agir. 

Há várias teorias desenvolvidas, sobretudo a partir do século XIX,relacionadas ao porquê de o homem pré-histórico deixar essas marcas. Entre elas, acredita-se que essas pinturas e gravuras feitas nos paredões de pedra pudessem ter um valor mágico. Teriam a função de representar previamente o sucesso que o grupo pretendia ter em uma caçada a ser realizada no dia seguinte, por exemplo. De qualquer forma, em diversos lugares do mundo podemos encontrar sinais daexpressão humana, registrados por meio de pinturas e incisões como as descritas na reportagem. 

Alguns dos registros mais antigos são os das impressões das próprias mãos do homem, espalmadas sobre a pedra. Especula-se que nossos antepassados tenham observado que suas mãos sujas de lama ou de sangue poderiam ter sua forma fixada sobre a superfície, deixando marcada a passagem por aquele lugar. São diversos os temas encontrados nos sítios arqueológicos. Entre eles, figuras de animais, de pessoas, cenas do cotidiano – como a caça e a dança – e, em alguns casos, grafismos abstratos, formas que lembram espirais, treliças, polígonos – como triângulos e estrelas – e linhas onduladas.

Dia-a-dia real e abstrato: registros em Seridó, no Rio Grande do Norte, têm formas variadas.Foto: Assoc. Bras.de Arte Rupestre/divulgação
Os materiais utilizados nessas pinturas eram as terras ricas em óxido de ferro para tonalidades avermelhadas, aquelas com dióxido de manganês para os marrons, o pó do carvão para os pretos e o caulim para o branco – todas poderiam ser aplicadas com bastões ou com as mãos, criando diferentes tipos de desenhos. Já as gravuras (incisões feitas nas pedras) eram...
tracking img