Abstracionismo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abstracionismo

O abstracionismo é uma tendência das artes plásticas que teve início do século XX na Alemanha. Ele surgiu a partir das experiências das vanguardas européias, que rejeitavam aherança renascentista das academias de arte. As obras abstracionistas não possuem o compromisso de representar a realidade aparente e principalmente, não reproduzem figuras nem retratam temas próprios darealidade concreta. O que importa na arte abstrata são as formas e as cores da composição, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra. Naescultura, os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, exploram todas as possibilidades da tridimensionalidade do objeto. Há dois tipos de abstração: a informal ou lírica, aquela que busca olirismo privilegiando das formas livres, e a geométrica, que segue uma técnica muito mais rigorosa e não tem nenhuma de expressar sentimentos ou idéias.A arte abstrata existiu desde o princípio dacivilização, passando por algumas fases de maior ou menor aceitação. Hoje a expressão é mais usada para nomear a produção artística do século XX, produzida por determinados movimentos e escolas inseridosna arte moderna. O abstracionismo lírico ou informal aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição. Ascaracterísticas da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno.
A preteçsão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais esimbolismos subjetivos. Os artistas abandonam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura, utilizando-se de linhas e cores para exprimir emoções. Em geral, o que se vêem são manchase grafismos.
A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação entre suas formas e cores de um ser. Por isso, uma tela abstrata não representa nada da realidade, nem narra...
tracking img