Abstracionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ABSTRACIONISMO

O abstracionismo é uma tendência das artes plásticas que teve início do século XX na Alemanha. Ele surgiu a partir das experiências das vanguardas européias, que rejeitavam a herança renascentista das academias de arte. As obras abstracionistas não possuem o compromisso de representar a realidade aparente e principalmente, não reproduzem figuras nem retratam temas próprios darealidade concreta. O que importa na arte abstrata são as formas e as cores da composição, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra. Na escultura, os artistas trabalham principalmente o volume e a textura, exploram todas as possibilidades da tridimensionalidade do objeto.
Há dois tipos de abstração: a informal ou lírica aquela que busca olirismo privilegiando as formas livres, e a geométrica, que segue uma técnica muito mais rigorosa e não tem nenhuma intenção de expressar sentimentos ou idéias. A arte abstrata existiu desde o princípio da civilização, passando por algumas fases de maior ou menor aceitação. Hoje a expressão é mais usada para nomear a produção artística do século XX, produzida por determinados movimentos e escolasinseridos na arte moderna. http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=49
Fases
Existem várias fases na arte abstrata:
* Abstracionismo sensível ou informal: nessa fase, juntamente com Kandinsky, podemos citar o nome de Franz Marc (1880-1916). As cores e as formas são a expressão maior desse período.
* Tachismo: manchas colocadas dentro de certo limite (o braço do artista, por exemplo).* Grafismo: todo abstracionismo formado por conjunto de signos gráficos (linhas, curvas, traços, pinceladas, etc.).
* Orfismo: ligado à música. Tem como principal artista Sonia Delaunay.
* Raionismo: raios estanques e riscos com luminosidade.
* Abstracionismo geométrico ou formal: as formas e cores são organizadas de forma a resultar na expressão de uma concepção geométrica. Essafase possui duas subdivisões: 1) Neoplasticismo (principal artista: Piet Mondrian, 1872-1944); e 2) Suprematismo (principal artista: Kazimir Malevitch, 1878-1935).
* Action Paiting ou pintura de ação gestual: criada por Jackson Pollock (1912-1956) nos anos de 1947 a 1950. Tem como características: a compreensão da pintura como meio de emoções intensas, a execução agressiva e espontânea, semutilização dos meios tradicionais, como pincéis, espátulas, etc. É a pintura direta na parede, no chão ou em telas enormes. http://www.rbranco.com.br/homepage/portal/conteudo.asp?not=773

O Abstracionismo lírico ou Informal
O abstracionismo lírico ou informal aparece como uma reação a Primeira Guerra Mundial. Para compor uma arte imaginária, inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição.As características da arte não figurativa são: o jogo de formas orgânicas, as cores vibrantes e a linha de contorno. A pretensão do abstracionismo lírico é transformar manchas de cor e linhas em ideais e simbolismos subjetivos. Os artistas abandonam a perspectiva tradicional e criam as formas no ato da pintura, utilizando-se de linhas e cores para exprimir emoções. Em geral, o que se vêem sãomanchas e grafismos.
http://www.artesanatonarede.com.br/wiki/?id=49
No abstracionismo informal, as formas e cores são criadas impulsivamente, no livre curso da emoção, com absoluto predomínio do sentimento. Em contato com o real ou com a natureza, o pintor informal abstrato expressa uma emoção em lugar de representar uma imagem criada ou composta intelectualmente.
Em defesa do abstracionismoinformal também se alega que o quadro figurativo reproduz o mundo exterior; o quadro abstrato, o mundo interior do artista - as linhas e cores adquirem virtudes poéticas, verdadeiramente musicais, porque não representam as qualidades materiais da realidade física, mas as realidades do mundo psíquico do artista.
Quando assume feições luminosas, obtidas por meio de tonalidades delicadas e feéricas, o...
tracking img