absolutismoe mercantilismo

1291 palavras 6 páginas
Principais objetivos

 Reconhecer o processo de formação das monarquias absolutistas europeias.
 Caracterizar a expansão econômica ocorrida na época do absolutismo.
 Caracterizar o mercantilismo.

Monarquias absolutistas

Nas monarquias absolutistas a vontade do rei está acima de toda a sociedade. Os governos absolutos se fortaleceram por uma série de fatores. Os principais foram: a expansão comercial e marítima; o renascimento e a reforma protestante. O conceito de absolutismo assumiu formas especificas em lugares e épocas diferentes na Europa, portanto não e possível estabelecer um único modelo politico para todas as monarquias da Idade Moderna. O absolutismo francês

O absolutismo francês chegou ao auge no reinado de Luís XIV,que governou entre 1643 e 1715,Luís XIV era considerado o mais poderoso entre os reis europeus e ficou conhecido como o rei Sol. No plano religioso ele pôs fim a tolerância em relação aos protestantes e expulsou diversos deles. No plano econômico procurou aumentar a riqueza e o poder do reino, estimulando a agricultura e manufatura, desenvolvendo a marinha mercante e de guerra e incentivando a conquista de novos mercados e colônias.
Luís XIV acabou se tornando um dos principais símbolos do absolutismo e sua corte era formada por numerosas pessoas que viviam em Versalhes. Luís XIV teve a frase a ele atribuída: “O Estado sou eu”. Mais tarde absolutismo francês foi chamado de Antigo regime.

O absolutismo inglês

O absolutismo inglês teve início após a Guerra das Duas Rosas (1455-1485) que foi uma luta entre as duas famílias da nobreza – os Lancaster e os York, apoiadas por grupos rivais. Esta guerra terminou com o casamento de Henrique de Lancaster com Isabel de York, dando origem à dinastia Tudor. O novo monarca subiu ao trono com o nome de Henrique VII e reinou de 1485 a 1509 com o apoio da burguesia.
Seu segundo filho, Henrique VIII assumiu o trono inglês

Relacionados