Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Absolutismo

O absolutismo, processo de centralização política em uma pessoa, que dispõe desta maneira de um poder absoluto, corresponde a uma época de transição para os tempos modernos. É omomento em que o feudalismo vai sendo dissolvido e, por consequência vai surgindo uma ameça à unidade territorial. Com isso, a única saída foi o fortalecimento do poder central para restabelecer aunidade territorial os reinos.
A centralização política trouxe consequentemente o absolutismo monárquico, fazendo com que o Rei fosse identificado como o próprio Estado. Do outro lado se encontrava apopulação, incluindo a nobreza, que assumiam a condição de fiéis súditos de um monarca. A palavra do Rei sempre era a palavra final e este, não aceitava contestações.
A burguesia comercial ajudou muitonesse processo de centralização política nas mãos dos reis, pois era de interesse da mesma, um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Logo, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aosreis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos.
Nesta época, o rei concentrava praticamente todos ospoderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, acontrolar o clero em algumas regiões.
A prática econômica era o mercantilismo, que tinha como característica o metalismo, industrialização, protecionismo alfandegário, pacto colonial e a balançacomercial favorável.  Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um rei, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.
Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos etaxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até...
tracking img