Absolutismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste presente trabalho falarei de dois temas que tem como base de estudo a frase, que são a frase complexa e os constituintes da frase. Estes são temas muito importante para o estudo desta disciplina (português), é impossível estudar a disciplina de português sem falar da frase, logo, a frase é um elemento básico para o estudo da disciplina de português.
A disciplina de portuguêsse a frase seria matemática sem números, como já disse logo no inicio tenho como tema a frase complexa, que é uma frase composta por duas ou mais orações, até o próprio nome diz tudo frase complexa, ela com certeza apresenta vários elementos e tenho o segundo tema que é, os constituintes da frase. Como já disse, falar da frase composta, não seria composta sem vários constituintes.
Constituintes dafrase são palavras que a sintaxe as usa para formar uma frase simples, mas neste caso é para formar a frase composta.
Ao receber este tema fiquei muito corajoso para saber mais como é que um a frase se forma. O próprio desenvolvimento tem 8 páginas que explicam melhor sobre o tema.

Fontes para a obtenção deste trabalho
Como a história diz: o pesquisador não acha nada de interessante seinvestigar algo sentado em casa. Eu também não saí da regra para obter informações capazes de me ajudar a compor este trabalho tive que ir a varias bibliotecas, que a nossa cidade e província nos oferece, primeiro foi a biblioteca da escola comunitária da nossa senhora do Livramento T-3, depois fui a biblioteca nacional, depois fui a biblioteca da universidade São Tomas, fui também para a bibliotecade BCI e por último foi para a biblioteca de Instituto de Camões, para a conclusão deste trabalho precisei aproximadamente duas semanas.

1. A Frase
A frase é um enunciado que encerra um sentido completo. A frase é constituída por uma palavra ou grupo de palavras ordenadas, determinando modo e que mantém entre si certas relações (relações sintagmáticas).
As frases caracterizam-se ainda,na língua falada, por uma entoação particular. Frase é constituída por palavras relacionadas entre si, conforme as necessidades da comunicação. Na língua escrita são delimitadas geralmente por sinais de pontuação (ponto, ponto e virgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação, virgula, reticencias).

O céu está cheio de nuvens.
Na frase acima tem duas palavras sublinharias que apresentam nafrase o tom ascendente e tom descendente:
Está Tom ascendente
Nuvens Tom descendente
Está bom tempo? Não! Palavras sublinhada: tom ascendente. Tom descendente(só subida do tom) (a resposta constitui a descida)

1.2.Constituintes de uma frase
A frase é formada por sujeito e sintagma verbal, opcionalmente acompanhados por sintagma adjectival, complemento directo, complemento indirecto, sintagma adverbial.
A frase é anunciada de sentido completo, a unidade mínima decomunicação.
A parte da gramática que descreve as regras segundo as quais as palavras se combinam para formar frases denomina-se sintaxe.
1.3 A frase pode ser constituída:
1º. De uma só palavra:
Fogo! Atenção! Silencio!
2º De várias palavras, entre as quais se inclui ou não um verbo:
a) Alguns anos vivi em Itália.
b) Sem verbo:
Que inocência! Que aurora! Que alegria!

A frase é sempreacompanhada de uma melodia, de uma entoação. Nas frases organizadas com verbo, a entoação caracteriza o fim de enunciado, geralmente seguido de forte pausa. É o caso destes exemplos:
Bate o vento no postigo…/ Cai a chuva lentamente …

Se a frase não possui verbo, a melodia é a única marca...
tracking img