Absolutismo x relativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE

José Eurique Cardoso Ribeiro Junior

RELATIVISMO vs. ABSOLUTISMO

Aracaju, 2013

José Eurique Cardoso Ribeiro Junior

RELATIVISMO vs. ABSOLUTISMO

Relatório técnico apresentado como requesito parcial para aprovação na disciplina de Língua Portuguesa IV, no curso de informática integrado ao ensino médio, no InstitutoFederal de Sergipe.

Prof. Gilvan Costa

Aracaju, 2013

RESUMO

Este trabalho apresenta um apanhado de ideias que expõe o absolutismo e o relativismo e os confronta por um aspecto moral, ético e filosófico. O objetivo é falar a respeito deste conflito que sempre esteve presente no pensar filosófico da humanidade, e mostrar o quanto é intrigante e complexo para homem discernir o relativo doabsoluto, e vice-versa.


Palavras-chave: Relativismo, Absolutismo, Dualidade, Filosofia, Conflito.

SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Moral relativa e Ética absoluta 6
3. O Dualismo e o paradoxo que envolve o relativo e o absoluto 6
4. Relativismo 7
5. Absolutismo 8
6. Relativismo absoluto ou Absolutismo Relativo 8
7. Conclusões e Recomendações 9
8. Referências 10

1.Introdução

O conflito que tem atingido

2. Moral relativa e Ética absoluta

A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Sanamos esta confusão com oesclarecimento dos dois temas, moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Costuma-se definir moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade. A moral tem caráter relativo, individual. Já a palavra Ética, segundo Motta (1984), é definida como um “conjunto de valoresque orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Desta forma, criam-se valores morais diversificados para os diversificados tipos de pessoas, ou seja, o que uma pessoa pode considerar moralmente errado, outra pode considerar costumeiroe moralmente correto. Entretanto os preceitos criados pela ética são dogmáticos e inquestionáveis, neste caso vale o que senso comum definiu como certo ou errado, e não pela visão individual da situação. A ética tem caráter Absoluto.
Vale citar o filme “Regras da vida”, em que o velho médico possui uma construção moral (o fato de aceitar fazer abortos), particular e relativa, diferente daconstrução ética da sociedade da Nova Inglaterra no filme (que não permitia abortos e não o via com bons olhos), totalmente absoluta e irrebatível.
3. O Dualismo e o paradoxo que envolve o relativo e o absoluto

“Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas e inconciliáveis, irredutíveis entre si eincapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si.” (Wikipédia, A Enciclopédia Livre).
Existe um sem número de ideologias contrárias, bem e mal, certo e errado, legal e ilegal, etc. O absoluto e o relativo tambémcompartilham deste conflito, porém são conceitos muito amplos e se estendem pelas mais diversas áreas do conhecimento humano, tornando-se assim, muito difícil definir absolutamente algo sem ser posto em cheque com um: “Ah, mas isso é relativo”. Existem vários filósofos que pensaram a respeito do tema, uns defendendo o pensar absoluto, como Maquiavel, e outros defenderam o pensar o relativo, tal qual...
tracking img