Absolutismo inglês

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
Absolutismo é uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve obter um poder absoluto, isto é, independente de outro órgão, seja ele judicial, legislativo, religioso oueleitoral. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime I de Inglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes. Esta idéia tem sido algumas vezes confundida com adoutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus, defendido por alguns absolutistas comoJean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.

O Absolutismo inglês tem início com a dinastia Tudor (1485-1603) e termina com a dinastia Stuart(1603-1642).O absolutismo inglês difere substancialmente dofrancês. Desde 1215 com a Magna Carta, o Parlamento limitava o poder real, com o governo da dinastia York o poder real ficou desacreditado, mas a nobreza passava também por um processo de debilitamentodevido à Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Duas Rosas.
É um absolutismo de fato e não de direito, baseado mais no consenso popular que na teoria do direito divino dos reis. A Inglaterra na épocacobria apenas a metade sul da ilha. Ao norte existia o semi-bárbaro reino da Escócia, envolvido em seculares disputas com os ingleses. Na fronteira escocesa e em Gales, vivia-se em plena Idade Média,reconhecendo-se apenas os senhores locais. Na Irlanda a autoridade do lugar tenente do rei, não passava do pale, fortificação que cercava a cidade de Dublin.
O povo inglês arruinado pelasseguidas guerras queria paz. A França e a Espanha dispunham de grandes burocracias, fortes sistemas judiciários subordinados, grandes tesouros e os parlamentos quase não se reuniam. Os monarcasabsolutistas ingleses não tinham nada disso. O Exército é temporário, desfeito após as guerras. O rei possui um minúsculo corpo de guarda , não conta com uma burocracia e o Parlamento reúne-se mais ou menos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absolutismo Inglês
  • O absolutismo inglês
  • Absolutismo Ingles
  • O absolutismo inglês
  • Absolutismo inglês
  • Diferenças entre o absolutismo inglês e o francês
  • ABSOLUTISMO FRANCES E INGL S
  • absolutismo francês e inglês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!