Absolutismo ilustrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. O que você entende por Absolutismo ilustrado?
( Valor 2,5)
Em Portugal podemos identificar o Absolutismo Ilustrado com a subida de Pombal “ Sebastião Jose de Carvalho e Melo” o PrimeiroMinistro de Portugal e seu Grupo ao poder, O governo era realizada por um Príncipe, onde é feita uma junção /interação entre uma política e uma economia que fica em mãos de um único homem, um tipo deditador, visto como esclarecido, pois tem como cultura, a cultura do iluminismo. Os iluministas eram conhecidos como “estrangeirados”, pois buscavam suas especializações no estrangeiro. A educação dopríncipe é feita nos moldes filosóficos ou seja, tornando-o um Ilustrado ou um iluminado. Segundo o autor Franscisco Jose C. Falcon ( 1989) os philosophes ensinavam ao príncipe a aceitar osprincípios de:
• Poder da Razão crítica, que busca a verdade Natura;
• Secularização, que procura explicar o homem na sua imanência e não na sua transcendência;
• Otimismo antropológico, que leva àcrença no progresso e no poder da educação para mudar a sociedade;
• Ação educativa pelas leis, pela legislação promulgada pelo estado.
O governo do Absolutismo ilustrado é realizado com aidentificação entre o estado e o príncipe, neste governo o príncipe é o servidor do estado que busca a prosperidade, e que garanta a qualidade de vida dos seus súditos, tentando conciliar a felicidade e o bemestar deles com os interesses do governo. Prevalecendo então as “razões do Estado” e não as dos príncipes, No absolutismo existe uma luta em prol de uma autoridade a do rei , civil e longe dareligião. Desta forma o príncipe pode e deve realizar reformas.
Em Portugal o absolutismo ilustrado ficou marcado com a reforma pombalina, antijesuitismo, que teve o seu início com a expulsão dos jesuítasem 1579, pois na época os jesuítas é quem se destacava na esfera cultural e educacional. Com a expulsão dos jesuítas a educação passa para o estado e inicia-se o 1º Ensino Público com as aulas...
tracking img