Absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Absenteísmo
É usado para designar a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, por falta ou atraso, devido a algum motivo. As causas e consequências mostraram que o absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação, fatores internos e externos. Existem alguns tipos de absenteísmo, enfatizamos um que será a “Veracidade do absenteísmo voluntarionas organizações”



Desenvolvimento
O termo absenteísmo é usado para designar a ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente .
Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregos ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume dedisponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho.
O absenteísmo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso.
Quando o trabalhador se ausenta por alguns diasdo local de trabalho por motivo de doença, o impacto financeiro disso sobre a organização nem sempre recai apenas sobre as atividades desempenhadas pelo trabalhador ausente. Ele repercute muitas vezes por toda a organização, sobretudo se o emprego pertencer a um grupo cuja produção tem implicação praticamente imediatas sobre o cronograma, até recentemente, porem as organizações tinham muitadificuldade em mensurar o impacto do absenteísmo por meio de dados concretos.
São várias as situações que levam as organizações a fazer que os funcionários sejam fortes candidatos ao absenteísmo, como a insatisfação e a desmotivação, que influenciam a rejeição ao trabalho, excesso de regras, política das empresas, liderança deficiente, péssimas condições de trabalho. Todas essas característicasinfluenciam ao absenteísmo. A veracidade do absenteísmo voluntario também está relacionada a hostilidade entre a chefia e o subordinado e também por problemas sócio econômicos como:
* Baixo salário;
* Ausência de plano de carreira;
* Falta de benefícios.
O absenteísmo voluntario vem sendo alvo de atenções e preocupações de empresários e executivos. No ponto de vista empresarial influiunegativamente no balanço das organizações, é o preciso que os gestores observe a necessidade tanto das empresas quanto dos funcionários pois desta forma a satisfação será recíproca
Introdução
Um dos problemas das organizações e dos administradores tem sido o absenteísmo. Segundo alguns estudiosos do assunto “absenteísmo” é a expressão utilizada para designar a falta do empregado do trabalho.
Apalavra “absenteísmo” era aplicada aos proprietários rurais que abandonavam o campo e tendiam a viver nas cidades, sendo que, com advento da revolução industrial o termo passou a ser aplicado aos trabalhadores com tendência a faltar ao serviço. (Rocha,1981).
No atual contexto econômico de competitividade, o absenteísmo é um motivo de interesse crescente, pois quando menor for a ocorrência, maiorserá a capacidade das organizações aumentarem sua rentabilidade e conseguirem um crescimento sustentável.
Silva (2007), ressalta que alguns estudiosos definem que o absenteísmo surgiu com a chegada da revolução industrial, a qual apresentava características incompatíveis.
Com o bem estar do trabalhador, percebe-se, deste modo, trata-se de um problema antigo que até hoje gera transtornos asorganizações .
Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem Francesa, absenteísmo que significa pessoa que falta ao trabalho por inúmeros motivos. Percebe-se que o autor aborda que o absenteísmo esta relacionado a todos os fatores que resultam na ausência do funcionário da empresa, incluindo até mesmo as ausências chamadas de legais, como férias, licença maternidade, entre outras....
tracking img