Absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Absenteísmo
É usado para designar a ausência dos trabalhadores no processo de trabalho, por falta ou atraso, devido a algum motivo. As causas e consequências mostraram que o absenteísmo éafetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação, fatores internos e externos. Existem alguns tipos de absenteísmo, enfatizamos um que será a “Veracidade do absenteísmo voluntarionas organizações”



Introdução
Um dos problemas das organizações e dos administradores tem sido o absenteísmo. Segundo alguns estudiosos do assunto “absenteísmo” é a expressão utilizada paradesignar a falta do empregado do trabalho.
A palavra “absenteísmo” era aplicada aos proprietários rurais que abandonavam o campo e tendiam a viver nas cidades, sendo que, com advento da revoluçãoindustrial o termo passou a ser aplicado aos trabalhadores com tendência a faltar ao serviço. (Rocha,1981).
No atual contexto econômico de competitividade, o absenteísmo é um motivo de interesse crescente,pois quando menor for a ocorrência, maior será a capacidade das organizações aumentarem sua rentabilidade e conseguirem um crescimento sustentável.
Silva (2007), ressalta que alguns estudiososdefinem que o absenteísmo surgiu com a chegada da revolução industrial, a qual apresentava características incompatíveis.
Com o bem estar do trabalhador, percebe-se, deste modo, trata-se de um problemaantigo que até hoje gera transtornos as organizações .
Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem Francesa, absenteísmo que significa pessoa que falta ao trabalho por inúmeros motivos.Percebe-se que o autor aborda que o absenteísmo esta relacionado a todos os fatores que resultam na ausência do funcionário da empresa, incluindo até mesmo as ausências chamadas de legais, comoférias, licença maternidade, entre outras.
Segundo Costa (1971 p.842) ,“ Absenteísmo é o conjunto das ausências intencionais do trabalhador e de caráter repetitivo excluindo, deste modo as ausências por...
tracking img