Absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Cuiabá

Edelaine Machado de Souza
Lidia Nayara da Costa

ABSENTEÍSMO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Cuiabá-MT
2012

EDELAINE MACHADO DE SOUZA
LIDIA NAYARA DA COSTA

ABSENTEISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Projeto de pesquisa para obtenção de nota oficial dos acadêmicos do Curso Superior Tecnólogo em Recursos Humanos.

Orientadora: Rosângela Maria de Oliveira

Cuiabá-MT2012

DEDICATÓRIA

Aos meus pais, aos professores que nos ensinaram que por mais que achamos que o nosso conhecimento já esta bem profundo, estamos enganado, pois o conhecimento é algo que esta sempre renovando.

AGRADECIMENTO

Agradecemos, a Deus pois sem ele não teríamos forças para essa longa jornada,agradecemos a nossos professores e aos nossos colegas que nos ajudaram na conclusãodo Projeto de Pesquisa.

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Roberto Shinyashiki

RESUMO

Esse projeto de pesquisa visa investigar o absenteísmo em vários aspectos, buscando assim dados estatísticos de uma empresa de telefonia. O mesmo tem o objetivo de verificar qual o motivo de tantas ausências. Por meios relatórios de faltasidentificando realmente com dados estatísticos reais se realmente a gestão observa o absenteísmo como falho do colaborador ou da gestão. Há necessidade de aprimoramento de gestão de fluxos de referencia e contra-referência para prevenção de absenteísmo. O absenteísmo também esta relacionado ao tempo que o funcionário esta no trabalho, as conseqüências das faltas também estão relacionadas a faltade capacitação profissional das pessoas e pela motivação no trabalho, alem dos fatores internos e externos . Analisa ao final da pesquisa o que pode ser feito para conseguir diminuir a quantidade de faltas no trabalho. Esse analise será feita a partir da data 01/09/2012 a 25/09/2012 para verificação da quantidade de faltas e quais as providencias poderão ser tomadas.

Palavras chaves:Absenteísmo, colaborador, gestor.

ABSTRACT

This research project aims to investigate absenteeism in several aspects, thus seeking statistical information about a company Telephony. The same has to verify the reason of so many absences. For media reports identifying faults really real statistics are actually managing absenteeism notes how flawed the employee or management. There is need to improvemanagement of flows of reference and counter-reference to prevention of absenteeism. Absenteeism is also related to the time that the employee in this work, the consequences of the faults are also related to lack of professional training and motivation of people at work, besides the internal and external factors. Analyzes the end of the search can be done to achieve lower the amount of work absences.This analysis is done from the date 01/09/2012 to 25/09/2012 for checking the amount of fouls and providences which could be taken.
Keywords: absenteeism, employee, manager.

INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa pretende diagnosticar o absenteísmo no setor de vendas, da telefonia móvel. O absenteísmo ou ausentismo causa bastante preocupação no ponto de vista pratico e situacional na organização, emrelação a sobrecarga para os demais presentes. Isto posto, iremos abordar as causas e fatores do absenteísmo das pessoas, como e porque fazem isso, e ainda mais, verificar as ocorrências priorizando hábitos comportamentais dos indivíduos face a quantidade de falta ao trabalho, adotando medidas tanto em beneficio da empresa quanto de seus funcionários, para diminuir assim as ausências na empresa.
Oabsenteísmo é considerado o tempo que o empregador paga pelas atividades produtivas, mas que o empregado não se encontra na empresa por alguns motivos como a causas sociais, doenças, desvios de comportamento,ou até com conflitos de colegas de trabalho. Além das faltas de funcionários ocorrem também os atrasos, como exemplo na empresa onde trabalho, é grande o numero de pessoas que faltam por...
tracking img