Absenteismo na enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOPO
Interesse: Atestado médico entre técnicos e auxiliares de enfermagem.
Onde: Hospital Evangélico de Belo Horizonte.
Quem: Auxiliares e técnicos de enfermagem, funcionários do hospital.
Porque: Alto número de absenteísmo.
Quanto: 28% do total de funcionários da categoria.
Como: Estudo de caso.
Metodologia: Método de abordagem dedutivo, fenomenológico. Método de procedimentoestatístico, histórico e etnológico.




















5
PROJETO DE PESQUISA
1. INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer os fatores que levam técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuam no Hospital Evangélico de Belo Horizonte, ao afastamento e atestados médicos nos últimos seis meses.
Diante do objetivo proposto, observou-se que a partirdo alto número de absenteísmo, se fez importante o estudo para o melhor entendimento do que desencadeia esse fenômeno, conhecendo assim o fato ou motivação que levaram os técnicos e auxiliares de enfermagem ao afastamento.
Essa pesquisa propõe um levantamento de dados entre os próprios funcionários-alvo que poderá vir a acrescentar, como fonte de conhecimento do hospital em questão, como também deoutros, para análise ou acréscimo de conhecimento dos fatores que levaram os profissionais da enfermagem ao absenteísmo.
Nesse sentido, a pesquisa poderá indicar os motivos dos atestados médicos apresentados pelo grupo de funcionários pesquisados, como também a possibilidade de entender melhor seu mecanismo, sugerindo uma avaliação dos itens que indicam tais afastamentos e uma tomada de decisãopara que o alto número de absenteísmo reduza.
Contudo, entende-se que com absenteísmo de alguns funcionários tem se o aumento de serviços, sobrecarregando os demais e fazendo desses, alvo de uma cadeia cíclica.








6

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
A pesquisa se objetiva em fazer um levantamento da incidência do absenteísmo junto aostrabalhadores de enfermagem do Hospital Evangélico de Belo Horizonte.

2.2 Objetivo Específico
Conhecer os motivos que levaram os profissionais da enfermagem ao absenteísmo com atestado médico.

2.3 Justificativa
O trabalho poderá contribuir para que os responsáveis do setor de enfermagem estruture uma base de conhecimento sobre o absenteísmo e a partir daí, aplicar as informações obtidas de modo amelhorar a estruturação do trabalho dos técnicos e auxiliares de enfermagem.

2.4 Problematização
Observou-se que o absenteísmo é maior entre os profissionais de enfermagem do que entre os profissionais de outros setores. Por esse motivo, viu-se a importância do levantamento para conhecimento dos motivos de absenteísmo, onde se faz a pesquisa de quais são os fatores que causam o absenteísmo comatestado médico no grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Evangélico de Belo Horizonte no segundo semestre de 2011.






7
3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 O Termo Absenteísmo
As ausências ou atrasos dos funcionários ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade de trabalho. Essas faltas ou atrasos por algummotivo são denominados absenteísmo.
O absenteísmo é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum atraso.
Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. Asausências são as faltas ou atrasos ao trabalho e o absenteísmo é a principal consequência, logo o seu oposto é a presença. Ela está relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho e, muito provavelmente, este produz em escala normal. (BITTENCOURT, C M. 1993)
O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. Isto é, a soma dos períodos em que os...
tracking img