Absenteísmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: ABSENTEÍSMO NAS INDÚSTRIAS

1. INTRODUÇÃO

O absenteísmo, conhecido também como absentismo ou ausentismo é o termo utilizado para as ausências dos trabalhadores ao ambiente de trabalho, seja por falta ou atraso. Isto é, a soma dos períodos em que os empregados de uma organização se encontram ausentes do trabalho, não sendo essa ausência motivada por desemprego, doença prolongada oulicença legal. Assim, ROBBINS (2006, p.21) define: “O absenteísmo é definido como o não comparecimento do funcionário ao trabalho”.
As causas e conseqüências do absenteísmo são amplamente estudadas, e através de pesquisas verificou-se que as principais causas são afetadas pela capacidade profissional e pela sua motivação pelo trabalho.
Com o crescimento econômico e tecnológico da sociedade, se faznecessário um trabalho mais efetivo para se atingir a máxima eficiência industrial e sobre as questões referentes à produtividade. Trabalhadores satisfeitos profissionalmente apresentam maior capacitação e agilidade contribuindo para um real desenvolvimento da empresa. Em virtude disso, o absenteísmo era um aumento de custos, pois além da concessão de auxílio doença, ele gera diminuição deprodutividade e eficiência, assim como um aumento de problemas administrativos, o que compromete a produtividade do trabalho. O fato é que o absenteísmo ou a ausência do colaborador no ambiente de trabalho provoca problemas como desorganização das atividades, queda na qualidade dos serviços prestados, limitação de desempenho e até mesmo obstáculo para os gestores (CHIAVENATO, 2005).
A ausência defuncionários no trabalho pode ser influenciado por inúmeros fatores internos ou externos, que atuam sobre a pessoa tornando o absenteísmo um problema de alta complexidade.

1.1. Problema da Pesquisa

O absenteísmo tem se tornado um problema grave tanto para as organizações de administração pública, como as de administração privada e, especialmente, aos seus administradores, os quais percebem arepercussão no seu quadro de recursos humanos e, por via de conseqüência, o reflexo no desempenho, na qualidade e na produtividade do serviço prestado.
A busca pela qualidade total, ou seja, a qualidade da produtividade, e, a qualidade de prestação de serviços para o público externo e interno, é o que tem feito que as organizações passem a observar cada vez mais os problemas que influenciam e queatrapalham o alcance destes objetivos, incluindo neste caso o absenteísmo.
Suas causas estão ligadas a diversos fatores, tornando-o complexo e de difícil gerenciamento, como também se torna difícil à identificação e compreensão dos motivos que levam os funcionários a abster-se; pois, inúmeras situações inclusive as pessoais do funcionário podem desencadear o seu surgimento.
Desde a época de Taylor,já se pensava em harmonia, cooperação, rendimento, desenvolvimento e eficiência do homem no trabalho, já se percebia o quanto se perdia com a ausência destes fatores numa organização, portanto é necessário identificar as causas desta ausência, uma vez que elas podem ser o motivo do nível alto de absenteísmo e rotatividade de uma empresa e para alcançar a colaboração do funcionário (DAFT, 1999).1.2. Objetivo do Trabalho
1.2.1. Geral

Fazer uma revisão bibliográfica em busca de resultados e conclusões que demonstrem a importância do absenteísmo nas empresas.

1.2.2. Específico

Descrever as conseqüências do absenteísmo nas empresas;
Relacionar alguns aspectos relacionados ao absenteísmo, descritos no ambiente de trabalho.

1.3. Justificativa da Escolha do Tema

Asorganizações no momento atual buscam por qualidade total de atendimento e produtividade; desta forma percebe-se a mudança de enfoque de diversas organizações com relação às políticas de recursos humanos de suas empresas como meio de alcance desta qualidade.
Esta mudança é perceptível de acordo com a literatura atual. Vários autores têm realizado pesquisas e abordado de maneira crescente os aspectos...
tracking img