Abscesso pulmonar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abscesso Pulmonar

Abscesso pulmonar
introdução:
Um abscesso pulmonar é uma lesão necrótica localizada do parênquima pulmonar contendo material purulento que se colaba e forma uma cavidade. Emgeral, ele é causado por aspiração de bactérias anaeróbicas. Os pacientes que apresentam reflexos de tosse prejudicados e não conseguem fechar a glote, ou aqueles com dificuldades de deglutição, estãoem risco de aspirar o material não-próprio e desenvolver um abscesso pulmonar. Os outros pacientes em risco incluem aqueles com distúrbios do sistema nervoso central (convulsão, acidente vascularcerebral), adicção a drogas, alcoolismo, doença esofágica ou função imune comprometida; aqueles que recebem as alimentações por sonda nasogástrica; e aqueles com estado alterado da consciência devido àanestesia.
Fisiopatologia:
Muitos abscessos são encontrados em áreas do pulmão que podem ser afetadas pela aspiração. O sítio do abscesso pulmonar está relacionado com a gravidade e é determinado pelaposição do paciente. 
Inicialmente, a cavidade no pulmão pode se estender diretamente para dentro de um brônquio ou não. Mais adiante, o abscesso fica circundando, ou encapsulado, por uma parede detecido fibroso. O processo necrótico pode estender-se até alcançar a luz de um brônquio ou espaço pleural, estabelecendo comunicação com o trato respiratório, cavidade pleural ou ambos. Se o brônquioestá envolvido, o conteúdo purulento é expectorado continuamente na forma de escarro. Se a pleura for afetada, resulta um empiema. Uma comunicação ou conexão entre o brônquio e a pleura é conhecidacomo fístula broncopleural.
Os organismos freqüentemente associados a abscesso pulmonares são o S. aureus, Klebsiella e outras espécies Gram-negativas.

Manifestações clínicas:
As manifestaçõesclínicas de um abscesso pulmonar podem variar desde uma tosse produtiva discreta até a doença aguda. Muitos pacientes apresentam febre e tosse produtiva com quantidades moderadas a copiosas de escarro...
tracking img