Abreviaturas e Siglas - Processo de formação de palavras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Abreviaturas e Siglas - Processo de formação de palavras
O assunto de abreviação, abreviatura e sigla está no contexto de formação de palavras que abrange também a derivação e a composição.
Abreviação

Atualmente, com a globalização, o avanço nas comunicações e o uso da internet, tudo se tornou muito rápido. As pessoas sentem mais do que nunca a necessidade de acompanharem o ritmo dosacontecimentos e de realizarem o maior número de tarefas possível no intervalo de tempo de que dispõem. A língua não poderia ficar de fora desta dinâmica, já que é através dela que nos comunicamos, e é aí que entra uma “saída”  ainda não completamente aceita como norma, mas totalmente aderida: as ABREVIATURAS.
Quem já entrou em algum chat ou mandou um email apressado para um colega, enviou um torpedodo celular ou deixou um bilhetinho pra alguém na porta da geladeira com certeza já fez uso delas, vejamos algumas das mais utilizadas na atualidade, especialmente pelos mais jovens:
Bjs (beijos)
c/ (com)
msg (mensagem)
msm (mesmo)
ñ (não)
obg (obrigado)
p/ (para)
pq (porque)
tb (também)
A abreviação do vocábulo é conhecida também como forma reduzida da palavra e compreende na redução dapalavra até um limite, de modo que não haja prejuízo ao entendimento.

Vejamos alguns exemplos:

Moto – motocicleta
Micro – microcomputador
Fone – telefone
Foto – fotografia
Pneu – pneumático
Cine – cinema

Abreviatura

A maioria das pessoas, quando vai abreviar as palavras, o fazem de qualquer maneira, mas os mais cuidadosos devem se perguntar: como eu faço para abreviar estapalavra? Existe regra pra isso?
A resposta é simples. Existem algumas regras para abreviar as palavras, porém a maioria das abreviaturas que ganham o gosto do público são aquelas que, mesmo sem seguir as regras preditas pela gramática, são usuais, práticas. É o caso, por exemplo, do famoso “VC”, criado nos sites de bate-papo. Esta abreviatura não é reconhecida pela gramática como norma, porém éreconhecida por todos nós, usuários da língua.
Abreviatura é a representação de uma palavra através de suas sílabas (geralmente iniciais) ou de letras. Vejamos, pois, algumas regras para se fazer uma abreviatura da maneira correta (prevista na gramática).
REGRA GERAL: primeira sílaba da palavra + a primeira letra da sílaba seguinte + ponto abreviativo.
Exemplos: adj. (adjetivo), num. (numeral).Outras regras:
a) Nunca se deve cortar a palavra numa vogal, sempre na consoante. Caso a primeira letra da segunda sílaba seja vogal, escreve-se até a consoante.
Coop. (Cooperativa)
b) Se a palavra tiver acento na primeira sílaba, ele é conservado.
núm. (número)
lóg. (lógica)
Metrô - Metropolitano
c) Caso a segunda sílaba se inicie por duas consoantes, utiliza-se as duas na abreviatura.
Constr.(construção)
Secr. (secretário)
d) O ponto abreviativo também serve como ponto final, sendo assim, se a abreviatura estiver no final da frase, não há necessidade de se utilizar outro ponto.
Ex: Comprei frutas, verduras, legumes, etc.
e) Alguns gramáticos não admitem que as flexões (gênero e número) sejam marcadas na abreviatura.
Profª. (professora)
Págs. (páginas)
Algumas palavras, mesmonão seguindo as regras descritas acima, são aceitas pela gramática normativa, é  o caso de:
a.C. ou A.C. (antes de Cristo)
ap. ou apto. (apartamento)
bel. (bacharel)
cel. (coronel)
Cia. (Companhia)
cx. (caixa)
D. (Dom, Dona)
Ilmo. (Ilustríssimo)
Ltda. (Limitada)
p. ou pág. (página) e pp. Págs. (páginas)
pg. (pago)
vv. (versos, versículos)
h - hora
min. - minutos
Mesmo sabendo queestas siglas são permitidas e reconhecidas pela gramática, ao escrevermos textos oficiais, artigos, trabalhos, redações, não devemos utilizá-las abusivamente, pois acabará atrapalhando a clareza da comunicação. Em textos informais, no entanto, não há nenhuma restrição, a abreviatura pode ser utilizada quando quisermos.
Muitas destas abreviações podem denotar sentimentos variados, expressando...
tracking img