Abrasivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição e Propriedades
Abrasivo é um material muito rígido, usado para moer, polir, afiar o corte, para desbaste, perfuração e polimento de superfícies, sendo que este materialpode ser diferenciado em sintético ou natural. Muitos abrasivos sintéticos são equivalentes a um mineral sintético, no entanto, a diferença é apenas no fato de que os mineraissintéticos são fabricados e desenvolvidos em laboratório, em vez de serem extraídos de minas. Quando são minerais naturais, geralmente são impuros e tendem a ser menos valiosos.
Aplicação
Notrabalho com vidro e metais, são geralmente empregados os abrasivos artificiais: carboneto de silício e alumina sintética. Já no polimento de lentes de instrumentos científicos,máquinas fotográficas e óculos utiliza-se a alumina natural pulverizada. Na fabricação do papel de lixas, dá-se preferência ao quartzo.
Em virtude de suas múltiplas aplicações, preparam-seabrasivos em vários tamanhos: inicialmente são triturados e depois classificados em peneiras segundo o tamanho da partícula. A seguir, são transformados em pasta ou em blocos, segundosua utilização. O Carbonato de cálcio é usado como abrasivo, tal como agente de "polimento" no creme dental.
Fabricação
Abrasivos de liga (em sua maioria conhecidos como "rebolos")são fabricados pela mistura de um elemento aglomerante e grãos abrasivos. Os elementos aglomerantes podem ser de natureza mineral que constituem as ligas "vitrificadas", quando osabrasivos de liga são queimados a altas temperaturas ou ligas frias 
quando os abrasivos de liga não são queimados em fornos. Os elementos aglomerantes também podem ser de naturezaorgânica, Resinas Sintéticas, que vão formar os abrasivos de liga "resinoides" ou "orgânicos" ou de natureza metálica, utilizados na fabricação de alguns tipos de abrasivos diamantados.
tracking img