Abrangência da antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA: perguntas mais freqüentes e respostas mais simples
José Henrique de Faria

Esse texto é destinado à formação de pessoas. Foram arroladas as perguntas mais comuns e freqüentes feitas em diversos cursos ministrados pelo autor e destinados à população em geral, geralmente sem familiaridade com a Economia. A partir dessas perguntas, surgidas ao longo de quase uma décadade cursos, o autor entendeu que uma forma de ampliar o conhecimento e fornecer um material para os interessados, fosse sistematizar as dúvidas em temas, organizar as questões e fornecer respostas o mais simples possível. É esse material que está agora disponível no site.
A. PRODUTO
1. Por que algumas vezes se usa o PIB e outras o PNB como medida de riqueza?
O Produto Interno Bruto mede ovalor total de bens e serviços disponíveis na economia. O Produto Nacional Bruto mede a quantidade de bens e serviços produzidos pela economia. Alguns Fatores de Produção (RN; K; T; Tc) utilizados no processo produtivo são de propriedade de residentes no exterior; do mesmo modo, alguns residentes no país têm Fatores de Produção sendo utilizados em outros países. Assim, parte da renda gerada no país épagamento de fatores de propriedade de não residentes e parte da renda gerada em outros países é pagamento de fatores de propriedade de residentes no país. A diferença entre produto interno e produto nacional é a renda líquida enviada para o pagamento de fatores de propriedade de não residentes.
PN = PI + Renda Líquida Enviada ao Exterior
PNB = PIB + RLEE
Países que são grandes produtores epossuem mais empreendimentos no exterior do que empreendimentos de estrangeiros em seu país preferem utilizar o PNB porque este reflete a capacidade produtiva interna e externa da economia. Países em que sua capacidade produtiva é fortemente influenciada por empreendimentos de estrangeiros muito mais do que seus empreendimentos influenciam a economia de outros países, preferem utilizar o PIB comomedida de seu desempenho. Tratam-se, ambas, no entanto, de medidas de contas nacionais.
2. Qual a relação entre Produto e Renda?
O Produto é o valor monetário de todos os bens e serviços finais produzidos na economia em um determinado período de tempo (normalmente um ano) expressos em valores monetários. A Renda, que também é expressa em valores monetários, é o total dos pagamentos feitos aosfatores de produção que foram utilizados para a obtenção do Produto (salários, juros, aluguéis e lucros pagos aos agentes econômicos detentores dos Recursos Naturais, Capital, Trabalho e Tecnologia).
3. O que é valor adicionado ou valor agregado?
A produção de bens é uma atividade que se processa através de cadeias produtivas. Para efeito de medida do valor do Produto Final de um bem, não sepode contar o valor da produção de um bem intermediário que o compõe senão uma única vez ao longo da cadeia produtiva. O fio é computado na fabricação de um tecido; o tecido é o valor do fio (custo de matéria prima) mais o valor agregado para produzi-lo; a roupa é o valor do tecido (custo de matéria prima) mais o valor agregado ou adicionado para produzi-la. Valores agregados são, assim, aquelesque se somam aos já computados na produção de um bem, de maneira a evitar a dupla contagem.
4. Qual a diferença entre Produto Nacional Bruto e Produto Nacional Líquido e entre preço de mercado e custo de fatores?
Do total de bens e serviços finais produzidos por uma economia em um determinado período de tempo, uma parte refere-se a máquinas e equipamentos que vão compor o estoque de capital,incorporando-se ao mesmo. Uma parcela destas máquinas e equipamentos, no entanto, vão repor outras máquinas e equipamentos que se desgastaram durante o processo produtivo, ou seja, que se depreciaram. Assim, o Produto Nacional Líquido considera apenas a produção de bens finais destinados a repor o estoque de capital consumido no período.
PNL = PNB – Depreciação
O Produto Nacional pode ser...
tracking img