Abrams Critica2

10200 palavras 41 páginas
www.umeoutro.net

CRÍTICA LITERÁRIA

ARTIGOS DO GLOSSÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS
SEGUNDA PARTE

M. H. Abrams
Cornell University A Glossary of Literary Terms, 7th edition
Heinle & Heinle, 1999 traduzido do inglês por Bruna T. Gibson em janeiro de 2010

NOTA DO TRADUTOR. A partir da obra A Glossary of Literary Terms, de M. H. Abrams, membro do Departamento de Inglês da Cornell University, selecionei os artigos rela‐ cionados às diversas correntes de crítica literária. Esta segunda parte inclui os textos:
Stylistics; Structuralist Criticism; Feminist Criticism; Phenomenology and Criticism; e
Formalism.

Estilística Desde a década de 1950 o termo estilística tem sido aplicado a técnicas críticas que procuram substituir o que se diz ser subjetividade e impressionismo nas análises padrão por uma análise “objetiva” ou “científica” do estilo de textos literários. Muito do ímpeto direcionado a esses métodos analíticos, e também modelos para sua aplica‐ ção prática, foram providos pelos escritos de Roman Jakobson e outros formalistas russos, e também por estruturalistas europeus.
1

Podemos distinguir dois modos principais de estilística, que diferem tanto na con‐ cepção como no âmbito de sua aplicação: 1) No modo mais restrito de estilística formal, o estilo é identificado, na forma tra‐ dicional, pela distinção entre o que é dito e como é dito, ou entre o conteúdo e a for‐ ma de um texto. (Ver estilo). O conteúdo é agora frequentemente denotado, no entan‐ to, por termos como “informação”, “mensagem” ou “significado proposicional”, en‐ quanto o estilo é definido como variações na apresentação da informação que servem para alterar sua “qualidade estética” ou a resposta emocional do leitor. Os conceitos da linguística moderna são utilizados para identificar as características estilísticas, ou
“propriedades formais”, consideradas distintivas de uma obra em particular,

Relacionados