Abrahmam maslow

459 palavras 2 páginas
Abrahmam Maslow e sua teoria das necessidades

Abraham Maslow nasceu no ano de 1908 e faleceu em 1970, é o autor mais conhecido que se baseia na idéia das necessidades humanas. Formado em psicologia Maslow dedicou-se a esta área em busca da compreensão do comportamento humano até o fim de sua vida.

A teoria de Maslow foi desenvolvida devido as necessidades humanas, com isso ele desenvolveu uma hierarquia representada em uma pirâmide sendo dividas em duas partes sendo as necessidades baixas e as necessidades mais elevadas, e divididas em cinco grupos, em que deve ser atingido primeiro o nível mais baixo para então chegar no nível mais alto que seria a auto-realização. Segundo a teoria de Maslow as necessidades humanas são divididas em cinco grupos, relacionados na pirâmide abaixo:

[pic]

• Necessidades fisiológicas: fome, sede, sono, sexo, excreção, abrigo;

• Necessidades de segurança: vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a até necessidade de segurança como um emprego, um plano de saúde ou um seguro de vida, proteção contra ameaça;

• Necessidades sociais: amor, afeto, afeição e sentimentos como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;

• Necessidades de estima: o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;

• Necessidades de auto-realização: auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

São válidas as seguintes premissas, segundo Maslow:

• Em primeiro lugar as necessidades básicas se manifestam, as pessoas buscam suas satisfações sem conhecerem o nível mais elevado, que seria a auto-realização.

• Cada necessidade deve ser

Relacionados