Abraço terapeutico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A TERAPIA DO ABRAÇO Kathleen Keating Desenhos de Mimi Noland

Pensamento

...porque nós estamos nos abraçando numa dança de alegria e amor.

Este é um livro a respeito do abraço. Abraçar é um instinto, uma resposta natural a sentimentos de afeição, compaixão, carência e alegria. Abraçar é também uma ciência, um método simples de oferecer apoio, cura e crescimento, com resultadosexcelentes. Na sua forma mais elevada, abraçar é também uma arte. As técnicas do abraço são descritas aqui com uma divertida mistura de impulsividade e seriedade. Que sirvam de referência para você criar a sua própria experiência e p rá t i c a c o m o u m terapeuta do abraço.

A TERAPIA DO ABRAÇO KATHLEEN KEATING

Desenhos MIMI NOLAND Tradução PAULO REBOUÇAS

Titulo do original: The Hug Therapy Book(1983)

EDITORA PENSAMENTO São Paulo

abraçar, v.t. 1. segurar alguém nos braços, especialmente de modo afetuoso; dar um abraço; envolver com os braços 2. acariciar, segurar apertado 3. manter-se muito próximo a... abraço, s.m Ato de abraçar; uma forma de carinho. (A forma inglesa hug vem do escandinavo, guardando semelhança com hugga do norueguês antigo = confortar, consolar.) terapia doabraço A prática de dar abraços como forma de tratamento ou cura de doenças, ou ainda para a manutenção da saúde através dos múltiplos significados e da comunicação pelo abraço.

Quem dá e quem recebe um abraço

Um abraço faz com que você se sinta bem o dia todo.

Teoria O toque físico nao é apenas agradável. Ele é necessário. A pesquisa científica respalda a teoria de que a estimulação pelotoque é absolutamente necessária para o nosso bem-estar, tanto físico quanto emocional. O toque terapêutico, reconhecido como uma ferramenta essencial para a cura, constitui agora parte do treinamento dos profissionais de enfermagem, em vários grandes centros médicos, O toque é usado para ajudar a aliviar a dor, a depressão e a ansiedade; para estimular a vontade de viver dos pacientes: paraajudar bebês prematuros — que ficaram privados do toque materno nas incubadelras — a crescer e a desabrochar. Vários experimentos demonstraram, que o toque pode: fazer-nos sentir melhor com nos mesmos e com o ambiente à nossa volta;

ter um efeito positivo sobre o desenvolvimento da linguagem e sobre o QI das crianças; provocar mudanças fisiológicas mensuráveis naquele que toca e naquele que étocado. Estamos apenas começando a entender o poder do toque. Embora ele possa se dar de multas maneiras, nossa tese é a de que o abraço é uma forma muito especial de toque, que contribui fundamentalmente para a cura e a saúde.

Fundamento Lógico O ABRAÇO Faz a gente se sentir bem. Acaba com a solidão. Faz a gente superar o medo. Abre passagem para os sentimentos. Constrói a auto-estima (Uau! Elaquer mesmo me abraçar!) Estimula o altruísmo (Não posso acreditar, mas realmente estou querendo dar um abraço naquele velho filho da mãe!) Retarda o envelhecimento. Pessoas que gostam de abraço permanecem mais jovens por mais tempo. Ajuda a controlar o apetite. Comemos menos quando estamos bem alimentados com abraços — e quando nossos braços estão ocupados, enlaçados em vol ta de ou tros.

O ABRAÇOTAMBÉM

Alivia a tensão Combate a insônia Mantém em forma os músculos dos braços e dos ombros Dá oportunidade para exercícios de alongamento, se você é baixo Propicia exercícios de flexão, se você é alto Oferece uma alternativa saudável à promiscuidade Oferece uma alternativa sadia e segura para o álcool e para as drogas (é melhor abraços do que drogas!) Afirma a nossa natureza física Edemocrático: todo o mundo tem direito a um abraço.

O ABRAÇO TAMBÉM É ecologicamente benéfico, não tumultua o meio ambiente Do ponto de vista energético, é eficiente, economiza calor É portátil Não requer equipamento especial Não exige ambientação especial; qualquer lugar, de uma soleira de porta a uma sala de reuniões de executivos, de um salão de igreja a um campo de futebol, é um ótimo lugar para...
tracking img