Aborto, preconceito e enfermagem: análise do tipo de assistência à mulher em processo de abortamento provocado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(INTRODUÇÃO): O aborto tem se apresentado como um problema de saúde pública, uma vez que é uma realidade cotidiana entre diversos setores sociais, transformando-o em desafio tanto para as decisõeséticas e políticas, quanto as da assistência. Aliás, a qualidade do cuidado fornecido pela equipe de saúde é um importante indicador para avaliarmos como as nossas instituições estão lidando com essarealidade. Dentro dessa, o tipo da assistência da Enfermagem à mulheres que provocaram aborto ou que estão em situação de abortamento provocado se sobressai como foco da presente investigação.(OBJETIVO): Correlacionar abortamento provocado e preconceito por parte do profissional de Enfermagem a partir do tipo de assistência que é dispensada e justificada pela Enfermagem a mulheres que provocaramaborto ou que estão em situação de abortamento provocado.
(METODOLOGIA): Trata-se de um estudo exploratório, dividido em levantamento bibliográfico, guiada pela análise do discurso e levantamento decampo por meio da observação participante, guiada pela análise do comportamento. Na primeira etapa, a que se refere essa exposição, foram analisados artigos científicos, publicados nos principaisperiódicos brasileiros de Enfermagem, além de monografias e teses sobre o assunto.
(RESULTADOS): A análise dos discursos das profissionais de Enfermagem revelam que elas julgam o aborto provocadoprimeiramente como crime e depois como pecado. Do mesmo modo, reconhecem que a assistência prestada à mulher que provocou aborto ou que se encontra em situação de abortamento provocado é discriminatória. Aprincipal justificativa encontrada para essa valoração e prática é a de que esse tipo de fatalidade é uma atitude moral ou intelectual, sendo a gravidez indesejada consequência de más escolhas. Essavertente moral procura se respaldar tanto em valorações jurídicas, por meio de categorias como censura, criminalização, julgamento, reprovação e punição, como em valorações religiosas, como pecado....
tracking img