Aborto - direito ou crime?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito ou crime?
O aborto é a interrupção da gravidez, e pode ser espontâneo ou induzido. Neste caso, o foco é o aborto induzido. O processo oferece diversos ricos, tanto para a grávida quantopara o bebê, que são agravados com o aumento do tempo de gestação. No Brasil, a prática é considerada ilegal, salvo em situações de estupro ou quando não há outro meio de salvar a vida da mãe – casoesteja comprometida.
Sendo considerado crime, clínicas clandestinas oferecem o serviço por preços menores a quem não tem recursos, e acabam atraindo muitas mulheres, que por vezes têm conhecimentodos perigos iminentes, mas levam o ato adiante. As questões são: em que momento o feto passar a ter direito a vida? As pessoas possuem o poder necessário para impedir este ciclo?
Quase sempre, otema é encarado como de direito exclusivo de um dos lados. Nas eleições brasileiras de 2010, houve certa discussão sobre isto. Marina Silva, candidata à presidência pelo Partido Verde, comentou:“Acho que deveria haver um plebiscito para tratar este tema. Não se pode impor nenhuma posição”. O que de fato, procede. Existe muita polêmica em torno e, com certeza, escolher uma perspectiva provocariaindignação de quem é contra.
Além disto, deve-se levar em conta as causas e conseqüências de um aborto. Falta de condições financeiras, por exemplo. Seria justo dar a luz a uma criança que sequerteria o que comer num futuro próximo? E, ao mesmo tempo, seria correto dar fim à vida de alguém, independente do motivo? Em nosso país existe uma proposta de anteprojeto de lei que sugere mudança noCódigo Penal: a inclusão da terceira possibilidade quanto ao dito “aborto legalizado”, as anomalias fetais, que normalmente não permitem um bom desenvolvimento infantil e podem ser consideradas umacontagem regressiva para a morte.
Existem vários métodos abortivos, dentre eles os mais conhecidos são: químico, por sucção, por evacuação ou dilatação, por curetagem e por esvaziamento craniano....
tracking img