Abordo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução



Este trabalho têm como principal objectivo desvendar o tema do aborto, recorrendo a um estudo vasto e intensivo sobre o mesmo tentando assim responder e esclarecer as muitas dúvidas que surgem quando este tema é solicitado. Ao longo deste trabalho tentamos dar resposta a algumas das seguintes questões: Será que as mulheres têm o direito de interromper uma gravidez não desejada?Ou estará o estado habilitado (senão mesmo eticamente obrigado) a proibir o aborto intencional?

Deverão alguns abortos ser permitidos enquanto outros não? O estatuto legal do aborto decorre directamente do seu estatuto moral? Ou deverá o aborto ser legalizado, mesmo que seja algumas vezes, ou mesmo sempre, moralmente errado?

Neste trabalho foram utilizados alguns textos já existentes sobreeste tema, textos esses que foram totalmente revistos e aperfeiçoados com o estudo intensivo que envolveu este trabalho.

Esperamos com este trabalho elucidar e ajudar o leitor a criar a sua própria opinião sobre este tema visto que este trabalho é completamente neutro no que toca a opiniões políticas, religiosas ou éticas dando assim ao leitor a possibilidade de o próprio formar a sua opiniãosem quaisquer influências por algo referido em qualquer texto que compõe este trabalho.

Foram feitos todos os possíveis para tornar agradável a consulta e leitura do trabalho esperamos que seja do agrado do leitor e principalmente que este consiga formar a sua opinião e com isto perceber melhor todos os aspectos importantes inerentes a este tão polémico tema, o aborto.

AbortoDefinições:

O que é o aborto?

Aborto é a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos ovulares. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5Kg ou 20 semanas de gestação é considerado aborto.

Aborto espontâneo

O aborto espontâneo é o término acidental de uma gravidez com menos de 20 semanas de gestação. A causa mais comum é o defeito no embrião.Os fetos com más formações morrem antes do fim da gravidez e por isso impede o seu desenvolvimento natural, daí resulta um aborto involuntário.

Aborto provocado

Aborto provocado é a interrupção deliberada da gravidez; pela extracção do feto da cavidade uterina.

Interrupção voluntária da gravidez



O aborto voluntário ou forçado ocorre quando alguém provoca pela ingestão demedicamentos ou por métodos mecânicos a expulsão. A ética deste tipo de abortamento é fortemente discutida em todo o mundo. O grande ponto desta discussão passa por definir quando o feto ou embrião se torna humano ou vivo: se na concepção, no nascimento ou num ponto intermediário.

Como a prática é ilegal em muitos países (podendo ser mesmo considerado crime), muitas mulheres, movidas por diversosmotivos (económicos, vergonha, medo da reacção dos parentes mais próximos, ou por outras razões), procuram abortar clandestinamente usando métodos perigosos que põe em risco a sua própria vida. Entre os métodos mais comuns pode-se referir o uso de plantas abortivas como a arruda, erva-santa-maria, tanaceto, sabina ou o fungo cravagem de centeio. Outros expedientes usados que resultam frequentemente emtragédia, são a introdução de objectos no canal vaginal, como agulhas de tricô, tesouras ou antenas, que provoquem a morte do feto.





Procedimentos empregados para a interrupção da gravidez



Os métodos mais comuns utilizados por profissionais para provocar o abortamento são a curetagem e a aspiração uterina.

Para fazer a curetagem, o médico, após alargar a entrada do úteroda paciente, introduz dentro dela a chamada cureta, que é um instrumento cirúrgico cortante, em forma de colher. Servindo-se da cureta, um médico habilidoso pode ir cortando o feto em pedaços, e retirá-los um a um de dentro do útero. Além do feto, também a placenta deve ser retirada e cortada. Após concluído o procedimento, o médico deve remontar os pedaços do corpo numa mesa a parte para...
tracking img