Abordando o balanço patrimonial e a dre

ABORDANDO O BALANÇO PATRIMONIAL E A DRE


Maicon Rodrigo Girardi


Ademar Lima Junior
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - FAMESUL
FIN 21 – Contabilidade
14/12/2011



RESUMO


Este trabalho caracteriza-se por um estudo aprofundado das duas principais ferramentas contábeis, mais especificamente o Balanço Patrimonial e a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Pararealização do mesmo utilizou-se como fonte de pesquisas a internet e livros de autores experts no assunto. Sendo que ao final deste trabalho concluiu-se que essas duas ferramentas podem ser consideradas a base da Contabilidade, pois destas variam as outras ferramentas utilizada por essa ciência e sem essas ferramentas a administração da empresa seria quase impossível por parte dos gestores.Palavras-chave: Balanço Patrimonial. DRE. Ferramentas Contábeis.



1. BALANÇO PATRIMONIAL


1. FUNÇÃO



Segundo Marion (2009):


O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, sendo que esta ferramenta reflete a posição financeira da empresa em determinado momento, é como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores areceber e a pagar em determinado período.


A grande importância do balanço reside na visão que ele fornece das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises. (ESPÍNDOLA, sd)


2.ESTRUTURA


No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformarem dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devem obedecer à ordem decrescente das exigibilidades. (ESPÍNDOLA, sd)
As contas do balanço classificam-se em vários grupos e subgrupos, que se apresentam abaixo:
QUADRO I: Composição do Balanço Patrimonial
[pic]
FONTE: Espíndola


Segundo a regra geral da Contabilidade oscomponentes do Balanço Patrimonial são:
Classificação do Ativo:
Ativo Circulante: composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro, dentro do prazo de doze meses. Divide-se em:
•  Disponível: composto pelas exigibilidades imediatas. Ex.: Caixa, Bancos Conta Movimento, Aplicações de Liquidez Imediata etc.
• Realizável em Curto Prazo: alocam os direitos a receberno prazo de até doze meses. Ex.: Duplicatas a Receber ou Clientes, Impostos a Recuperar, etc.
•  Estoques: representam os bens destinados à venda e que variam de acordo com a atividade da entidade, como produtos acabados, produtos em processo de fabricação, matérias-primas e mercadorias.
Ativo Realizável em Longo Prazo: compreende os direitos realizáveis após o término do exercícioseguinte e as dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores. Ex.: Contas a Receber a Longo Prazo, Empréstimos a Controladas, Depósitos Judiciais, Aluguéis a Receber, Duplicatas a Receber (+12 meses), etc.
Ativo Permanente: compreende os bens fixos necessários para que a entidade alcance seusobjetivos. Divide-se em:
Investimentos: as contas representativas dos bens e direitos por participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no Ativo Circulante, que não se destinem à manutenção da atividade da sociedade. Ex.: Imóveis para aluguel, Participações em Coligadas, Participação em Controladas e Obras de Arte, Provisões para Perdas,...
tracking img