ABORDAGENS PEDAGOGICAS

2134 palavras 9 páginas
Introdução

Desde o último século os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando, e ainda hoje estas influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física.

A inclusão da Educação Física no Brasil se deu oficialmente na escola no século XIX, datado de 1851. Inicialmente a Educação Física era baseada na perspectiva higienista, onde se preocupavam com os hábitos de higiene e de saúde. No inicio do século XX surgem os métodos ginásticos, os quais tinham como base as necessidades políticas e sociais do período. Este e o modelo militarista influenciaram o sistema educacional e abrangeu exclusivamente a prática, isso para não diferenciá-la da instrução militar se desfazendo da teoria1,2.

Após a Segunda Guerra Mundial a Educação Física continua a receber influências estrangeiras com o surgimento do Método Natural Austríaco e o Método da Educação Física Desportiva Generalizada sobressaindo o esporte. Com isso as aulas de educação física passam a valorizar os códigos da instituição esportiva: competição, regras rígidas entre outros. Nessa fase o esporte se destaca como objetivo e conteúdo da educação física escolar, sendo assim, o esporte não é visto como parte da educação física e sim a educação física como componente do esporte1.

Na década de 1980 o modelo esportivista começou a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a educação física passou por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento rompeu-se, ao menos ao nível de discurso, a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola2.

No entanto, na tentativa de romper com o modelo mecanicista, surgiram as Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. Essas Abordagens podem ser definidas como movimentos que buscam renovação teórico-prático com o objetivo de estruturar o campo de conhecimento específicos da Educação Física3.

Num primeiro

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas