Abordagens clássicas da administração

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
ABORDAGENS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO

A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII, e pode ser definida como um conjunto de transformações tecnológicas em que as máquinas substituíram o trabalho “braçal”. A máquina a vapor foi uma das principais invenções da Revolução Industrial, o que era produzido em muitos dias por muitas pessoas, passou a ser produzido empoucos dias com pouca mão de obra e isso gerou economia para as empresas fazendo com que essas crescessem aceleradamente e desorganizadas. A Abordagem Clássica da Administração teve sua origem com as conseqüências da Revolução Industrial, pois as empresas que antes eram administradas por meio da Arte (sem provas cientificas)e improvisação precisavam aumentar a eficiência e ter mais rentabilidade.Frederick Winslow Taylor (1856-1915) foi o idealizador da Administração Cientifica também conhecido como “Pai da Administração Cientifica” nasceu na Filadélfia, graduou-se em engenharia mecânica. Seus estudos enfatizam as tarefas, com objetivo de aumentar a eficiencia operacional gerando lucros. Taylor comecou seus estudos analisando a cadeia organizacional debaixo para cima aperfeiçoandogradativamente as falhas encontradas.
Em 1911 Taylor publicou o livro “Principios de Administração Cientifica”, onde continha os principios do Planejamento: Substituir métodos empiricos por métodos cientificos; Seleção: Selecionar os trabalhadores com melhor aptidão; Controle: Verificar a execução do trabalho e Execução: Executar o trabalho da maneira mais disciplinada possível.
Uma das principaismetas de Taylor era produzir com qualidade mais em menos tempo e para isso era necessário substituir métodos empiricos por metodos cientificos assim foi criada a Organização Racional do Trabalho (ORT) que baseia – se em:
1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos.
Decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Movimentos inúteis erameliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário
2. Estudo da fadiga humana.
Este estudo tinha a finalidade de identificar os principais causadores da fadiga humana, uma vez que a fadiga era responsável por uma intensa queda de produtividade
3. Divisão do trabalho eespecialização do operário.

Cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples. A idéia básica era de que a eficiência aumenta com a especialização: quanto mais especializado for um operário, tanto maior será sua eficiência.
4. Desenho de cargos e de tarefas.
Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo, os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes.O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado, projetado e combinado com outros cargos para execução das tarefas maiores.
5. Incentivos Salariais e Prêmios de Produção
A idéia básica era a de que a remuneração baseada no tempo não estimulava ninguém a trabalhar mais e deveria ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça)
6. Conceito deHomo Economicus
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais.
7. Condições de Trabalho
A eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga.
O conforto do operário e a melhoriado ambiente físico passaram a ser muito valorizados, não porque as pessoas o merecessem, mas porque eram essenciais para a obtenção da eficiência do trabalhador.
8. Padronização
A Organização Racional do Trabalho se preocupou com a padronização dos métodos de trabalho, através da seleção, por métodos científicos, da melhor maneira de executar uma tarefa. Com a Administração Científica, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem Classica da Administraçao
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração
  • Abordagem clássica da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!