Abordagens administrativas: humanística, neoclássica e estruturalista

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Pólo 4151 – Erechim - RS

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Teorias da Administração

Curso de Ciências Contábeis – Turma: N20 2° semestre

Professor EAD: Ma.Monica Satoloni
Professor Presencial: Maristela W. Siqueira

Acadêmica: Jaciara Carla Nichelle RA 343736
Grupo de trabalho: Cristiane Estormovski, Ivete Secco, Jaciara Carla Nichelle, Soraia FabrineSesse, Taís Regina Basso.

Erechim, Outubro de 2011.

1- INTRODUÇÃO

O mundo atual, muitas vezes mais complexo do que esperamos, acaba deixando de lado questões históricas importantes para a evolução humana e focados nesta nossa visão pretendemos no decorrer deste trabalho salientar a importância de fatores históricos para o crescimento e valorização de teorias administrativas.
Bem como nãovamos poder deixar de lado em nosso relatório a visão de importantes autores para o crescimento histórico e as razões que fizeram surgir às abordagens administrativas.

A ADMINISTRAÇÃO AO ALCANCE DOS NOSSOS OLHOS

Podemos ter a certeza de que a administração ou então as teorias da administração que vivemos hoje é o resultado da contribuição de economistas, matemáticos, filósofos através dasobras e teorias, estudadas pelos mesmos, e foram estes estudiosos que há muitos séculos atrás começaram não só a praticar a administração como também a conceituá-la como podemos ver nos exemplos a seguir:
- Sócrates: administrar é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
- Platão: preocupou-se com os negócios públicos e com a forma democrática de governo.
-Aristóteles: em seu livro “Política” distinguia três formas de administração pública:
- Monarquia: governo de um só;
- Aristocracia: governo de uma elite;
- Democracia: governo do povo.
Não podemos deixar de citar aqui a forte influência que a administração sofreu no decorrer da sua história vinda da igreja católica. As contribuições foram na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização deatividades e a centralização de comando, assim como das organizações militares, que repassaram seus conceitos de disciplina, unidade de comando, estratégia e obediência à hierarquia.
Já no século XVIII, nos deparamos com as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos importantes: - O surgimento das fábricas. -A invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção.
Foi assim que surgiu uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: - Mecanização da indústria e agricultura. - Desenvolvimento do sistema fabril (indústria têxtil). - E grande aceleração dos transportes e das comunicações.
A partir do século XIX,as mudanças nos países mais desenvolvidos, na época, Inglaterra (Europa) e Estados Unidos (América do Norte), ficaram mais concentradas nas estradas de ferro e nos empreendimentos privados (empresas particulares). As estradas apressaram a urbanização, que como conseqüência, exigiu a industrialização de setores de primeira necessidade: alimentação, vestuário, habitação, iluminação, etc.
Foi apartir destes acontecimentos que os estudos entorno da administração foram se expandindo possibilitando aos estudioso no assunto condições favoráveis a criação de teorias, acerca do que é a administração, para só então terem a possibilidades de aperfeiçoamento da produção nas empresas.
Ao percorrermos a vasta história sobre o surgimento da administração e as teorias que a antecedem chegamos a umautor importantíssimo para o enriquecimento do assunto Leo Huberman, é de uma forma clara que o mesmo explica a evolução das teorias administrativas através da história, observando que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por diversas influências sócio-econômicas.
Huberman descreve em seu livro “A história da riqueza do homem” um dos primeiros grandes movimentos de formação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias humanistica neoclassica e estruturalista
  • Abordagens estruturalista e neoclassica
  • • Introdução à teoria geral da administração, os primórdios da administração e abordagem clássica da...
  • A contribuição das aborgagens humanísticas, neoclássica e estruturalista na administração
  • Identificar as razões do surgimento das abordagens humanísticas, neoclássicas.
  • Abordagem humanistica
  • Abordagem humanistica
  • Abordagem humanistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!