Abordagem tradicional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fvc curso de Pedagogia

Maria Estela da Silva Nascimento

ABORDAGEM TRADICIONAL

RESUMO
Na abordagem tradicional,  caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar ereproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento. Na concepção tradicional, o homem é um receptor passivo das informações que lhes são fornecidas, não tem o direito de se expressar, o homem é considerado como uma espécie de tabula rasa, na qual são expressas progressivamente, imagens e informações fornecidas pelo ambiente.  A realidade é algo que serátransmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo nesta abordagem é considerado externo ao individuo e este irá se apossando gradativamente de uma compreensão, à medida que se defronta com modelos. O individuo com eficiência cada vez mais vão tendo domínio sobre o mundo, mostrando sua inteligência. O aluno tem que passar poravaliação parar mostrar seus conhecimentos, e assim atingir o objetivo (diploma),é o diploma que irá mostrar o seu nível diante da sociedade, tudo isso precisa do esforço, para que no futuro a pessoa exerça um papel digno.
O conhecimento é adquirido com o tempo, armazenando todas as informações na mente, através de palestras, resumo, família e sociedade.
Umas das principais características deensino é o modelo de aula e nas demonstrações do professor à classe, fica quase como auditório, o conteúdo vem pronto, sendo que o aluno se limita passivamente a escutá-lo. O ponto principal desse processo é o produto da aprendizagem.
No âmbito individua ficava claro certas atitudes de cada indivíduo nos hábitos de tomar notas e memorizar, falta de atitude crítica, “respeito” quanto às fontes deinformação,falta de “discussão “ da realidade entre outras tantas.A didática tradicional pode ser resumida como: "dar a lição" e em "tomar a lição.
Penso que, podemos sim, tirar algum aproveito desse modelo não a forma de pressão nem tão pouco usar a autoridade como forma de impedir os indivíduos de se tornarem críticos ,mas trazendo um pouco de consciência ao limites que pode sim começar emcasa e ter uma continuação na escola ,dando a esses indivíduos noção de civilidade e moralidade sem demagogias .

São Mateus
2012

RESUMO
Na abordagem tradicional,  caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendoque cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento. Na concepção tradicional, Homem: É um receptor passivo das informações que lhes são fornecidas, não tem o direito de se expressar. Para os tradicionalistas o homem é considerado como uma espécie de tabula rasa, na qual são expressas progressivamente, imagens einformações fornecidas pelo ambiente. Mundo: A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo nesta abordagem é considerado externo ao individuo e este irá se apossando gradativamente de uma compreensão, à medida que se defronta com modelos. O individuo com eficiência cada vez mais vãotendo domínio sobre o mundo, mostrando sua inteligência. O aluno tem que passar por avaliação parar mostrar seus conhecimentos, e assim atingir o objetivo (diploma). O diploma mostra o seu nível diante da sociedade, tudo isso precisa do esforço, para que no futuro a pessoa exerça um papel digno.
CONHECIMENTO é adquirido com o tempo, armazenando todas as informações na mente, através de...
tracking img