Abordagem teórica de jean piaget, lev vygotsky no processo de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3631 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM TEÓRICA DE JEAN PIAGET,
LEV VYGOTSKY NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Márcia Regina Cabral
Orientadora Professora Ana Paula Lisboa
Faculdade Avantis
Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação Infantil, Séries iniciais e Gestão Escolar
30/03/2011

RESUMO

O presente artigo apresenta uma visão geral das teorias de Jean Piaget, Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento da aprendizagem, eanalisando a possível compatibilidade entre as posições teóricas. A aprendizagem é uma mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e do conhecimento, que vai permitir que o ser humano se adapte de forma eficaz ao meio. Esta mudança do comportamento está relacionada com o exercício e a experiência, podendo ocorrer de forma consciente ou inconsciente, num processo individual ouinterpessoal . A aprendizagem é muito importante porque é através dela que vamos adquirir saberes, desenvolvemos capacidades, obtemos hábitos, ocorrendo, desta forma, uma mudança pessoal.

PALAVRA-CHAVE: Piaget; Desenvolvimento da Aprendizagem; Vygotsky.

1 INTRODUÇÃO

Entende-se, nos dias de hoje, por construtivismo, uma visão epistemológica de acordo com a qual o aprendiz, receptor, é sujeitodo conhecimento, e o mestre, professor, apenas faz a mediação. Piaget é essencialmente epistemológico e seu enfoque é construtivista; para ele, o desenvolvimento independe da aprendizagem, ocorre de dentro para fora do sujeito e o professor deve ser apenas um facilitador. Desse ponto de vista, a publicidade pode ter o papel de facilitador na compreensão do universo, pois se utiliza da fantasia. Emrelação aos conceitos de Vygotsky, as funções psicológicas superiores dependem da aprendizagem, são as que envolvem, por exemplo, consciência, intenção e planejamento. O homem nasce equipado com características próprias, mas é o animal menos dotado para sobreviver, necessita dos cuidados de alguém experiente.

Piaget preconiza, entre outros métodos, a proposições de situações-problema, a fimde forçar um desenvolvimento do arcabouço neurobiológico do aprendiz. Para o psicólogo russo Vygotsky, o melhor aprendizado é aquele que se adianta ao processo, tendo como objeto justamente a zona de desenvolvimento proximal. No primeiro titulo será comentado resumidamente sobre a história do construtivismo, que autores fazem parte dessa visão. Já no segundo título a concepção teórica de Piagetonde ele explica o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, consiste em um processo de equilibração progressiva de suas dimensões sociais, de equilíbrio pessoal e cognitivo. A criança gradativamente vai elaborando novos conhecimentos, pautados na experiência e na interação com o meio físico social.

Observa-se, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem. No terceiro título aconcepção teórica de Vygotsky explica aprendizagem da criança se dá desde o seu nascimento e se efetiva mais rapidamente com a aquisição da linguagem. A cada aprendizagem efetivada, chama-se Zona de desenvolvimento real o primeiro nível, enquanto o segundo nível, Vygotsky chamou de Zona de desenvolvimento potencial e a distância deste, dois desenvolvimentos chama-se zona de desenvolvimentoproximal. Sempre comentando suas diferenças, enfim a conclusão deste conteúdo.

2- A HISTÓRIA DO CONTRUTIVISMO

A concepção Construtivista é um conjunto articulado de princípios em que se faz possível diagnosticar, julgar e tomar decisões fundamentais sobre o ensino. É um referencial excludente, mas aberto, na medida, em que ainda deve aprofundar muito em seus próprios postulados e na medida emque precisa enriquecer-se, em geral e para cada situação educativa concreta, partindo daquilo que se possui e ir progredindo à medida que as condições o permitam. “ A aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por genéricas ou categoriais. É preciso distinguir entre aprender o que significa a palavra conceito, ou seja, aprender qual conceito está representado por uma dada palavra e...
tracking img