ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”

1015 palavras 5 páginas
Ciências Sociais Aplicadas ao Direito

ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO FILME “NA NATUREZA SELVAGEM”

Apresentação

O presente trabalho tem por objeto de estudo submeter a uma análise sociológica, à luz das perspectivas e conceitos trazidos pela obra “Perspectivas Sociológicas”, de Peter Berger, o tema do filme “Na Natureza Selvagem”, destrinchando alguns conceitos a fim de melhor compreender, sob a ótica sociológica, o tema do aludido filme.

Desenvolvimento

O filme, “Na Natureza Selvagem”, dirigido por Sean Pen, foi inspirado pelo livro, com o mesmo título, de Jon Krakauer, que retrata a história real de um jovem chamado Christopher McCandless.

No início da década de 90, o jovem Christopher, representado no aludido filme pelo ator Emile Hirsch, após se formar, abandona a vida cotidiana e habitual, bem como a conturbada e típica família que possuía, e, em busca da liberdade, decide viajar, sem rumo e companhia, pelos Estados Unidos.

Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia, Christopher conhece e convive com algumas pessoas, com as quais troca experiências que acrescentam muito, reciprocamente, em suas vidas.

Após dois anos na estrada, o jovem destemido empreende uma viagem rumo ao Alasca e vêm a óbito em razão da ingestão de algumas frutas não hábeis ao consumo humano.

Por oportuno, feita esta pequena introdução do filme, é de se ressaltar o constante controle social que o pai de Christopher exercia em relação a seus familiares, utilizando-se, quase sempre, da agressividade.

Conforme interpretação da obra de Peter Berger, denota-se que há diversas formas de se exercer o controle social, mas, sempre, ainda que ficta, existirá algum tipo de violência para concretizar o controle.

O controle social nada mais é, que um conjunto de forças ou fatores, agressivos ou não, que, pelo medo da punição ou consequências, impelem um determinado comportamento ao ser humano membro de determinada sociedade.

Como

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas