Abordagem sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Sistêmica
Após descobrir a dimensão do ser humano dentro da organização, chega-se a compreensão mais adequada da relação ambiente/empresa, tendo uma evolução nos estudos organizacionais em que o ambiente passa a ter uma importância significativa.
O conceito de teoria geral de sistema foi introduzido na administração por LUDWIG VON BERTALANFFY, essa teoria chama atenção para anecessidade de olhar o ambiente em que a organização esta inserida.
A teoria do sistema vê a organização como uma união de partes direcionadas, dinamicamente (KATZ & KAHN) para um determinado fim, em busca de um objetivo, operando sobre dados, energia e matéria, relacionando se com o meio externo, assim sendo, vista como um todo “holisticamente”. A organização é formada por um conjunto de fatoresexternos e internos em que há uma interdependência entre eles e também do ambiente, sendo que qualquer mudança em um deles acarretara a mudanças nos demais. O meio externo corresponde à atividades e interações geradas pelo próprio sistema.
A concepção sistêmica da organização esta centralizada na tomada de decisões necessárias à realização dos objetivos de forma eficaz. A organização é vista comoum conjunto de comportamentos inter-relacionados. Uma distinção importante para a teoria da organização é a classificação dos sistema em abertos e fechados. Um sistema fechado é aquele que não se inter-relaciona com o meio externo, resultando em caos e fechamento da empresa, já um sistema aberto importa e exporta matéria com o meio.

CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO
A cibernética é estudo daregulação e controle em sistemas e ênfase sobre a natureza do feedback, como os métodos pelos quais os sistemas utilizam seus output para aferir o efeito e realizar os ajustamento necessários.
Como cita MOTTA F. C. P e VASCONCELOS. Isabela F. G (2002) Shoshana Zuboff descreve o fato de que, por sua própria natureza, a tecnologia da informação é caracterizada por uma dualidade fundamental: a funçãoautomatização e a função informatização.
AUTOMATIZAÇÃO: melhoria contínua dos processos, uma maior eficiência nos procedimentos já esquematizados.
INFORMATIZAÇÃO: modelo informal de produção, ou seja permite a comparação de diferentes sistemas e a geração de uma nova informação, assim aumentando o conhecimento sobre a natureza do próprio trabalho, podendo reconfigurar a maquina sempre quenecessário.

PRINCIPAIS CONCEITOS DA TEORIA DO SISTEMA (KATZ E KAHN, 1987)
De acordo com ARAUJO e GARCIA (2010), o sistema aberto recebe entrada (INPUT), de algumas energias do meio externo, processa esses materiais para formar um novo produto ou serviço, em que o resultado consiste na saída (OUTPUT) de certos produtos para o meio ambiente. Como a entrada (INPUT), tem um caráter informativo, elasmostram sinais sobre o ambiente e sobre o seu próprio funcionamento, em que esse processo se dá o nome de RETROAÇÃO (FEEDBACK), esse é o responsável por comparar e indicar possíveis desvios e discrepância, além de confirma se o objetivo foi comprido, sendo indicadas RETROAÇÃO POSITIVA ou RETROAÇÃO NEGATIVA.
A RETROAÇÃO NEGATIVA permite ao sistema a correção de certos desvios. Através dedispositivos de RETROAÇÃO (FEEDBACK), essa entrada de (INFORMAÇÃO) resultante de (DADOS) anotados, reduz a incerteza, e aumenta o conhecimento, consistindo na importação de energia para manter um equilíbrio (HOMEOSTASIA), para assim impedir o processo caótico, desordem (ENTROPIA). Alem da (COMUNICAÇÃO) onde essas informações são transmitidas a alguém, são também compartilhadas através de FONTE,TRANSMISSOR, esse responsável por decodificar a informação e transmiti-la, POR CANAL, RECEPTOR, DESTINO E RUÍDO, além da (INFORMATICA)

TEORIA DE SISTEMA
Como cita LUDWIG VON BERTALANFFY “ um sistema é um todo, complexo ou organizado, um ajuntamento ou combinação de coisas ou partes formando um todo complexo e uno”

Como cita ARAUJO. Luis C. G e GARCIA. Adriana A (2010), portanto, a...
tracking img